Em São Marcos o comércio pode reabrir a partir de hoje com restrições

0
924

Prefeito Kuwer anunciou medida esta manhã. Na Serra, retorno deverá ser gradual, após oficialização de pedido da Amesne ao governador. Mais detalhes na reportagem

A manhã desta quinta-feira, dia 16 de abril, fica marcada pela retomada dos trabalhos no setor do comércio do Rio Grande do Sul, salvo municípios da região da Grande Porto Alegre. Em decreto publicado ontem (15), o governador Eduardo Leite impunha restrições aos aglomerados da capital e também da Serra, este com 14 municípios incluindo São Marcos, e autoriza demais regiões dando autonomia às prefeituras, desde que sejam atendidas evidências e análises técnicas sobre a evolução da contaminação por Covid-19.

Durante a semana os prefeitos da Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (AMESNE) encaminharam ao Governador Eduardo Leite ofício solicitando a abertura gradual do comércio a partir de hoje. O documento foi elaborado após videoconferência dos prefeitos e aguarda oficialização.

De acordo com o ofício os municípios se mostraram rápidos na adoção de medidas de isolamento, com a compra de materiais, criação de estrutura de leitos e planos de ação para enfrentamento da pandemia, o que possibilitaria a retomada das atividades com rígidas medidas de higienização. O documento ainda solicita a flexibilização das atividades das academias de ginástica. 

Na manhã de hoje o prefeito de Bento Gonçalves e presidente da Amesne, Guilherme Pasin, publicou vídeo após reunião com o governados, em que informa autorização para que os estabelecimentos abram de forma controlada e respeitando as regras sanitárias, diferente do que havia sido publicado pelo governador anteriormente, quando a flexibilização não contemplava cidades da Serra.

“Entendemos que apesar da particularidade dos Municípios, todos apresentam a mesma preocupação com a retomada gradual das atividades, mas obedecendo rígidas regras de higienização. Tivemos diversas ações muito antes de serem tomadas em outros locais, o que nos permite afirmar que conseguimos achatar a curva epidemiológica. Agora o esforço é para que isso seja mantido”, destaca o presidente da Amesne, Guilherme Pasin. 

Assim cada prefeito tem autonomia para emitir decretos com regras específicas para cada município. Algumas cidades esperam pela oficialização da alteração do decreto do governador, como Flores da Cunha e Antônio Prado, por exemplo. Em São Marcos o prefeito Evandro Kuwer emitiu novo decreto após envio de ofício ao governo e reunião com entidades do setor do comércio, orientando a população são-marquenses através de transmissão ao vivo pela internet, autorizando o comércio local a reabrir ainda hoje.

Posted by Prefeitura Municipal de São Marcos on Thursday, April 16, 2020

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here