Educação Fiscal: prefeitura premiou alunos com R$ 1 mil

0
745
Foto: Paola Vedovelli

Estudantes das escolas Francisco Doncatto e Giácomo Sandri foram os vencedores do concurso

O concurso foi dividido em duas categorias: categoria 01 para alunos de 5º ano e categoria 02 para estudantes do 9º ano. Os vencedores foram, respectivamente, alunos das escolas Francisco Doncatto e Giácomo Sandri. A premiação foi de R$ 1.000,00 para cada categoria e o valor foi entregue ontem (05), em cerimônia no Auditório Joaquim Grison após a exibição dos vídeos.

O tema do concurso foi “Fiscalize em 3 Minutos”. As turmas deveriam apresentar um vídeo de, no máximo, três minutos e que explicasse a educação fiscal de forma correta e criativa. Todas as escolas do município foram convidadas a participar. Na primeira etapa foram inscritos oito vídeos na categoria 01 e nove na categoria 02. A última etapa  teve um vídeo a menos inscrito em cada categoria.

O primeiro prazo para o envio dos vídeo foi dia 19/06. Foram inscritos oito na categoria para alunos de 5º ano e nove na categoria para estudantes de 9º ano. A comissão avaliadora assistiu aos conteúdos e decidiu prorrogar o prazo para que os estudantes pudessem aprimorar os vídeos, adequando-os a todos os quesitos exigidos pelo regulamento.

Participam desta nova etapa apenas os alunos que enviaram os vídeos dentro do primeiro prazo estipulado. Para auxiliar os estudantes, foram proporcionadas palestras interativas sobre a educação fiscal e também repassadas algumas dicas quanto a gravação dos vídeos.

Além de abordar de forma interativa a educação fiscal nas escolas, o concurso abrangeu competências da nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC), como a cultura digital, comunicação e pensamento científico, crítico e criativo.

A Secretária da Fazenda, Kariny Boff, fala da importância da presença do conteúdo “educação fiscal” nas escolas. “Compreender, desde cedo, a educação fiscal ajuda no combate da sonegação. É importante entender para que servem os impostos e de que maneira esse dinheiro é investido, de que forma ele retorna os contribuintes”, explica Kariny.

A escolha dos vencedoras foi feita por uma comissão de avaliação integrada por representantes das secretarias da fazenda e educação e também do setor de comunicação da Prefeitura. O concurso foi lançado em abril.

Foto: Paola Vedovelli

A Educação Fiscal nas Escolas

Para incentivar o conhecimento sobre os impostos (como são pagos, de que maneira são investidos, importância de estar em dia com as obrigações), sonegação, Nota Fiscal Gaúcha e entre outras particularidades, além do concurso a Secretaria da Fazenda tem promovido palestras com integrantes da secretaria nas escolas.

Também, especialmente para a segunda etapa do concurso, foi realizada uma apresentação interativa com as turmas de 5º e 9º ano sobre a educação fiscal.

Confira os vencedores do concurso

Categoria 01 – Escola Municipal de Ensino Fundamental Francisco Doncatto:

Alunas: Gabriele Duarte Moscarelli, Gabrieli Bassanesi Giotti, Rafaela Gabrieli dos Santos Pereira e Isabella Busin Cichin.

Orientação: Professora Margarete Quissini.

Clique para acessar o vídeo.

Categoria 02 – Escola Estadual de Ensino Fundamental Giácomo Sandri:

Alunos: Gabriele H. Durante, João Vitor da Silva Melos, Kamili Fabro, Otávio A. da Silva Fragoso e Rafaela Casarotto Durante.

Orientação: Professora Helen Sabrina Busin.

Clique para acessar o vídeo.

Fonte: ASCOM Prefeitura

Deixe uma resposta

Por favor, digite seu comentário
Por favor, coloque seu nome aqui