Doses da vacina contra Influenza esgotaram no primeiro dia em São Marcos

0
392
Foto: Arquivo

Foram aplicadas 1080 vacinas. Novas doses devem chegar nesta quarta-feira

Com o início da Campanha Nacional de Vacinação, nesta segunda-feira (23), a intensa procura pela vacina contra a Influenza ocasionou a rápida diminuição das doses nos postos, assim como em outros municípios da Serra. No primeiro dia da Campanha de Vacinação contra a Gripe em São Marcos, 1.080 doses foram aplicadas em idosos (60 anos ou mais) e também profissionais de saúde.

A  22ª Campanha Nacional de Vacinação foi antecipada pelo Ministério da Saúde. A medida é uma forma de auxiliar os profissionais de saúde a descartarem influenza na triagem de casos para o Coronavírus.

O público-alvo da primeira fase, são os idosos (60 anos ou mais) e os trabalhadores de saúde das redes pública e privada. Nesta etapa, de acordo com dados da Vigilância Epidemiológica, 3.166 pessoas devem comparecer aos postos de saúde para receber a vacina. A meta é vacinar, no mínimo, 90% da população prioritária.

Todas as doses enviadas ao município pelo Ministério da Saúde terminaram no primeiro dia e a campanha será retomada em São Marcos nesta quarta-feira (25) no turno da tarde, quando a Secretaria Municipal de Saúde receberá mais doses.

No posto central (Secretaria Municipal de Saúde), a vacinação ocorrerá no segundo piso, o acesso será pela rua Dr. Aristóteles da Rosa, na entrada ao lado do Projeto Wida. Bem como na Secretaria, nos demais postos de saúde as pessoas não ficarão na mesma sala em que pacientes aguardam consultas.

Devido à pandemia por conta do Coronavírus, estratégias foram elaboradas nas unidades de saúde a fim evitar aglomerações na espera pela aplicação da vacina e, de acordo com a Enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Bruna Gonçalves, o fluxo de pessoas foi controlado e a distância de 2 metros entre cada pessoa foi respeitado. “Na oportunidade também aproveitamos para repassar informações sobre o Coronavírus e formas de prevenção à doença”, explica Bruna.

A segunda fase inicia em 16/04 e o público-alvo é: professores de escolas públicas e privadas; profissionais das forças de segurança e salvamento; portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais. A terceira etapa, a partir do dia 09/05, abrange as crianças de 6 meses a menores de 6 anos (5 anos 11 meses e 29 dias); gestantes em qualquer idade gestacional; puérperas até 45 dias após o parto; povos indígenas e adultos de 55 a 59 anos.

A campanha de vacinação encerra dia 22 de maio.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here