Divulgação da Festa do Divino inicia neste sábado (29) com envio das bandeiras

0
801
Na foto, festeiros de 2019 davam início a divulgação do Evento | Foto: Divulgação

Celebração religiosa e almoço de confraternização dão início ao período de louvações

Em aproximadamente três meses, comitiva da Festa realiza cerca de 800 visitas pela região. Em 2020 a Festa do Divino acontece de 8 a 17 de maio no distrito caxiense. Confira programação completa no São Marcos Online

A festa, que tem origem em Portugal, existe há cerca de 100 anos em Criúva, tendo maior destaque por volta do ano de 1978, conduzida pelo Padre Pedro Rizzon, que há pouco mais de um ano ganhou estátua e sala memória junto à Igreja Matriz da comunidade em sua homenagem. Em Criúva, a festa religiosa acontece como uma das mais tradicionais da região, com duração de 10 dias.

Ponto alto da Festa acontece no mês de maio, quando no dia 17 é celebrada Missa seguida de almoço tradicional, reunindo milhares de pessoas | Foto: Angelo Batecini Junior -São Marcos Online / arquivo

A programação social da Festa inicia só em maio, mas neste sábado, dia 29, ocorre o envio das bandeiras que marca o início da divulgação do evento. A comitiva da Festa do Divino Espírito Santo de Criúva realiza visitas a órgãos públicos, entidades e empresas do município, divulgando o evento. Com trajes típicos, muita música, e levando a bandeira símbolo da festa. Conforme organizadores, anualmente são realizadas aproximadamente 800 visitas.

A celebração com a presença do Pe. Gelson Bartelli está marcada para às 10h30, na Igreja Matriz de Criúva. Após, haverá almoço com macarrão, galeto, maionese, saladas, pão e vinho. O valor do ingresso para o almoço é de R$ 30 e pode ser adquirido com os festeiros ou na hora. Após o almoço a comitiva inicia as visitas pela Linha Taimbé.

Na ocasião, também será lançada a rifa da festa, que terá como 1º prêmio um veículo HB20, como 2º prêmio uma moto Honda CG 160 Start. O 3º prêmio é uma Cama Adjustable EUA 159×198 + Colchão Sommus Látex (Gentileza da Pilati Móveis), o 4º prêmio é o tradicional queijo de aproximadamente 150 kg produzido pela comunidade local e o 5º prêmio é uma TV led 43 polegadas. O valor da cartela é de 15 e contém 6 números aleatórios. O sorteio acontece no dia 26 de junho pela Loteria Federal.

A programação da festa inclui farta gastronomia, música e celebrações religiosas dedicadas ao Divino Espírito Santo, como hasteamento da bandeira e novenas. O momento mais aguardado é o último dia, domingo, quando são realizadas missa solene e procissão com o esplendor do Divino.


LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here