Diabetes: Conheça os mitos mais comuns sobre a doença

0
171

Entenda mais sobre o diabetes e tire suas principais dúvidas sobre o assunto

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), 1 em cada 11 pessoas sofrem com diabetes em todo o mundo, fazendo da doença um problema de saúde pública.

Como a condição afeta milhões de pessoas e é capaz de trazer sérias complicações para a saúde, é comum que surjam vários mitos relacionados com o tema. E é sobre eles que falaremos nesse artigo!

Pronto para saber mais sobre o assunto? Confira a leitura na íntegra!

Entendendo mais sobre o diabetes

Considerado um verdadeiro problema de saúde pública, afetando milhões de pessoas em todo o mundo, o diabetes é uma doença crônica que não possui cura e está relacionada com a falta de insulina ou impossibilidade de utilizá-la de maneira adequada.

A insulina é o hormônio responsável por controlar a quantidade de glicose (açúcar no sangue).

Quando o corpo não produz insulina suficiente ou não consegue lidar com ela, o organismo fica com glicemia alta (hiperglicemia) e causa danos em nervos e vasos sanguíneos – principalmente a longo prazo.

Por esse motivo, o diabetes necessita de tratamento adequado e precisamos desmitificar alguns assuntos relacionados com a doença.

10 mitos mais comuns sobre o diabetes

Mito 1:
A doença sempre mostra sintomas

Um dos principais problemas do diabetes é que a maioria das condições é assintomática e só revela maiores complicações quando já está bem avançada.

Com isso, muitas pessoas acreditam no mito de que a doença sempre apresenta sintomas, mas isso não é verdade!

Principalmente na fase inicial, os sintomas não costumam ser claros e variam bastante de acordo com cada paciente.

Desta maneira, a melhor forma é fazer exames anuais (ou semestrais – de acordo com a opinião do médico), conferindo como estão suas taxas glicêmicas.

Mito 2:
Quem tem diabetes não pode comer nenhum carboidrato

Considerado um mito muito comum, grande parte das pessoas pensam que os diabéticos não podem consumir pães, massas ou batatas.

Mas estão muito enganados!

É claro que os pacientes que possuem a doença precisam cuidar com a quantidade de carboidratos ingeridas, mas isso não significa que eles devem abolir tais alimentos das refeições.

Nesse caso, um acompanhamento com nutricionista é indicado, prezando sempre por porções de alimentos que não afetem a saúde e que promovam uma alimentação bem equilibrada.

Mito 3:
As frutas podem ser consumidas sem restrições

Esse costuma ser um erro muito presente!

É importantíssimo saber que os diabéticos precisam evitar frutas que sejam ricas em glicose (muito doces), pois elas podem aumentar rapidamente a glicemia e gerar comprometimentos.

Por isso, é melhor preferir abacate e evitar frutas como melão ou melancia.

Mito 4:
Somente pessoas acima do peso possuem diabetes

Embora o diabetes esteja muito associado com o sobrepeso, esse não é o único fator que determina a doença – sendo que até causas emocionais, idade ou histórico familiar podem estar relacionados.

Por esse motivo, até pessoas magras podem ter diabetes e ela não é dependente exclusivamente do peso.

Mito 5:
O diabetes possui cura

Embora os estudos já estejam bem avançados para a doença, a cura para o diabetes ainda não existe e a prevenção e o tratamento ainda são as melhores opções.

Mito 6:
Quem come doces provavelmente terá diabetes

É importante entender que, geralmente, o diabetes se desenvolve em associação com outros fatores, como:
⦁ Predisposição genética;
⦁ Sedentarismo;
⦁ Obesidade;
⦁ Histórico familiar.

Desta maneira, comer doces não vai levar à doença. Mas se a pessoa tiver outros fatores relacionados, é bom cuidar com o consumo e evitar exageros.

Mito 7:
Quem tem diabetes tem mais chances de ter gripe

Como a vacina para a gripe é muito indicada para diabéticos, as pessoas acabam pensando que os pacientes são mais predispostos para a doença.

Mas a questão é que o diabetes não interfere em nada nas chances de ter maiores gripes ou resfriados.

A verdade é que essas complicações respiratórias podem comprometer o controle e devem ser evitadas – mas não que isso esteja relacionado com predisposições.

Mito 8:
Tomar a medicação é a única forma de tratamento

O principal fator que prejudica o controle do diabetes é a questão que a doença não é tratada apenas com remédios e o paciente precisa ser bastante persistente e resiliente.

O controle envolve três pilares principais:
⦁ Alimentação equilibrada;
⦁ Prática de atividades físicas;
⦁ E controle hormonal.

Por isso, considerar a medicação como única forma de tratamento é um dos piores mitos e erros de quem tem diabetes.

Mito 9:
O diabetes não é muito perigoso

Alguns pacientes com diabetes não levam o controle à sério e acreditam que a situação não é muito perigosa para a saúde.

Mas estão muito enganadas!

Uma pesquisa norte-americana revelou que o diabetes é responsável por mais mortes do que a AIDS e o câncer de mama, sendo altamente preocupante.

Geralmente as complicações envolvem problemas cardíacos e precisam ser seriamente tratadas, sendo o controle e a prevenção as melhores formas de evitar problemas.

Mito 10:
Pessoas com diabetes só engordam

O descontrole das taxas de glicemia (glicose) não tem como resultado apenas o aumento de peso.

Em alguns casos, é comum que o diabetes faça a pessoa emagrecer, devido a grande falta de energia gerada pela dificuldade em processar a glicose (falta de insulina).

Outros aspectos importantes

Agora que você conferiu os principais mitos associados com o diabetes, fica mais fácil entender sobre essa doença que precisa ser levada bastante a sério.

Se você possui diabetes, a melhor maneira de evitar problemas é controlar a condição, levando um tratamento medicamentoso, uma alimentação equilibrada e saudável e aliando ainda mais a prática de atividades físicas. Além disso, o acompanhamento com endocrinologista é fundamental e precisa ser frequente.

Caso você não tenha diabetes, a prevenção é o melhor caminho, e com uma vida rica em hábitos saudáveis fica ainda mais fácil evitar complicações.

Em caso de dúvidas, consulte sempre um médico e não esqueça de manter seus exames de rotina sempre em dia, colocando a saúde em primeiro lugar!

Gostou do conteúdo de hoje sobre os mitos relacionados com o diabetes? Comente logo abaixo suas dúvidas – estamos prontos para atendê-la!

Deixe uma resposta

Por favor, digite seu comentário
Por favor, coloque seu nome aqui