Colégio Mutirão de São Marcos promove e premia produções de alunos

0
382
Direção, professores e alunos do Mutirão em noite de exibição. Foto: Rogerio Formighieri / Divulgação

“Democratização do acesso ao cinema no Brasil” foi tema da redação do Enem no domingo. Mutirão realizou Festival de Cinema na sexta (1º). Conheça e assista aos curtas na matéria abaixo

As atividades culturais da VIIIª Semana Cultural do Colégio Mutirão de São Marcos encerram na noite da sexta-feira, dia 1º de novembro com Festival de Cinema. Foram exibidas 5 produções com roteiros inspirados nos livros: “O Senhor das Moscas”, “Cinco Minutos”, “Capitães de Areia” e “Laços de Família”. Os curtas-metragens foram produzidos pelos estudantes do Ensino Médio e foram apresentados à comunidade que se fez presente no Clube Grêmio Americano. A Semana Cultural iniciou na terça-feira, dia 29, com Café Literário. Já na quarta e quinta aconteceu a Trança Literária.

“Nossa Semana Cultural é o momento de apresentarmos um pouco das aprendizagens, reflexões e construções dos alunos que aconteceram durante o ano através da leitura, da mediação dos professores e envolvimento dos alunos. A Arte precisa ser vista como algo que fortalece todos os processos educacionais, é através dela que damos vida e emoção aos conteúdos. A arte faz pensar!”, explica a equipe diretiva do Mutirão, à reportagem do SMO.

‘Porquê do nosso Festival de Cinema?’

O Festival Pantini é uma homenagem as famílias Torresini e Pante foram as proprietárias do Cine Teatro Ypiranga, entre 1948 e 1984, localizado na Avenida Venâncio Aires, aonde hoje há uma agência bancária, contribuindo para a história do cinema em São Marcos.

“Porque cinema é uma atividade coletiva, mais do que isso: cinema é uma atividade que envolve cooperação. Esse movimento faz parte do que, enquanto escola, precisamos oportunizar aos estudantes para que sejam criativos, críticos, desafiados, produzam os mais variados gêneros textuais e aprendam lidar com as diversidades da vida! Assim durante essa semana, trouxe, a nós público, outras reflexões”, finaliza a direção do colégio.

Alunos receberam o Prêmio Pantini na noite de sexta-feira. Foto: Rogerio Formighieri / Divulgação

“Democratização do acesso ao cinema no Brasil” foi tema da redação do Enem deste ano, realizado neste domingo (3)

Estudantes puderam abordar tanto a produção quanto o acesso da população ao cinema. O tema inesperado, assim como outros da área de cultura não apareciam no Enem há anos. Mas a surpresa não chega a fazer do Enem 2019 uma prova difícil para os candidatos, apontam especialistas.

Já alguns cineastas afirmaram que a democratização do acesso ao cinema no Brasil ainda está longe da realidade. Eles citaram argumentos que poderiam ser usados pelos candidatos, como diversidade de temas nas telas, variedade de produtores na execução dos projetos e até o valor do ingresso, que em geral é caro no país.

Assista aos curtas premiados pelo Pantini:

  • Melhor Trailer: Melancolia, da turma 101
  • Melhor TrilhaEscasso, da turma 201
  • Melhor EdiçãoOhana, da turma 301
  • Melhor Direção de Arte: Epifania, da turma 101
  • Melhor Fotografia: por Melancolia, da turma 101
  • Melhor ProduçãoNós, da turma 301
  • Melhor RoteiroEscasso, da turma 201
  • Melhor Ator: Murillo dos Reis Guerra, por Escasso, da turma 201
  • Melhor Atriz: Ana Clara Polidoro Ampessan, por Epifania, da turma 101
  • Melhor DiretorOhana, da turma 301
  • Melhor FilmeOhana

Deixe uma resposta

Por favor, digite seu comentário
Por favor, coloque seu nome aqui