Cerca de mil pessoas participaram do último Filó

0
305
Foto: Paola Paim Vedovelli | ASCOM prefeitura

Evento aconteceu no salão do bairro Michelon na última sexta-feira (26). Organização já projeta Filós de 2020

“Temos como foco envolver a comunidade local onde o filó será realizado, resgatar mais os costumes, coisa que já começamos este ano mas queremos ir além”, destaca o diretor de cultura do município; Ronaldo Giotti, projetando os próximos eventos.

A tradição foi trazida para a Serra Gaúcha pelos imigrantes italianos por volta de 1875, os Filós consistiam basicamente no encontro de pessoas (famílias) na casa de alguém. Nestes encontros o objetivo era rezar, dialogar, jogar, fazer trabalhos manuais, contar casos, cantar e era onde buscavam força para seguir adiante na jornada. E foi exatamente assim que os Filós aconteceram em 2019, com engajamento das comunidades, desde a preparação dos alimentos, contação de histórias sobre a comunidade, trabalhos artesanais e participação em jogos típicos e brincadeiras.

“Temos muita capacidade para fazer algo muito original mas para isso queremos e precisamos da participação da comunidade pois tudo é feito para a comunidade em geral. Esse é um evento do município é o momento de engrandecer a história dos nossos antepassados de nossos agricultores de nossas origens”, destaca Giotti

De acordo com a organização, cerca de mil pessoas prestigiaram o evento da última sexta-feira, no bairro Michelon. “Atingiu todas as nossas expectativas, foi além do que nós imaginávamos. Para quem estava envolvido na preparação do evento para que tudo ocorresse e desse certo, certamente saímos muito felizes e motivados para os eventos do ano que vem”, acrescenta Ronaldo.

Neste ano o encerramento do evento ficou por conta da Banda Os Federais e Valdir Anzolin, além da participação dos comunicadores da Rádio Viva.

Deixe uma resposta

Por favor, digite seu comentário
Por favor, coloque seu nome aqui