Católicos iniciam preparação para a Quaresma

0
628
Fotos: Divulgação Prefeitura de São Marcos

Com início na Quarta-Feira de Cinzas (6), o período de 40 dias antecede uma das principais celebrações do cristianismo, a Páscoa.

A Quarta-feira de cinzas representa o início da Quaresma no calendário gregoriano, e é uma data celebrada pela comunidade católica em todo o mundo. A data tem um significado especial para os fiéis. Muitos ficam por 40 dias sem o consumo de carne vermelha, como forma de preparação para a ressurreição Cristo. Além disso, durante o período muitos são-marquenses realizam a Via Sacra, percorrendo as 15 estações do Monte Calvário que permitem reviver de perto os últimos momentos de Jesus com a dolorosa subida ao Monte e crucificação.

No município a programação iniciou com duas celebrações religiosas na igreja Matriz, às 9h e às 19h e conforme o Pároco local, Tadeu Libardi, tanto a missa da manhã quanto a missa da noite recebeu muitos fiéis.

O tema deste ano é fraternidade e políticas públicas e o lema, “Serás libertado pelo direito e pela justiça”. Durante a Campanha da Fraternidade, desenvolvida no período quaresmal, a Igreja Católica buscará neste ano chamar a atenção dos fiéis a temas das políticas públicas, ações e programas desenvolvidos pelo Estado para garantir e colocar em prática direitos que são previstos na Constituição Federal e em outras leis.

“O tema deste ano é uma forma de nos chamar para o compromisso com a sociedade, participar coletivamente ou individualmente em prol de todas as pessoas, fazer coisas boas para que tenhamos sempre coisas boas no coração. A igreja não quer falar de politica mas queremos proporcionar que todas pessoas tenham politicas públicas para todos. Além disso, é importante estimular e auxiliar as famílias que estão passando por dificuldades”, acrescenta Pe. Tadeu.

PREFEITURA REALIZOU MANUTENÇÃO NO MONTE CALVÁRIO

Conforme nota da prefeitura, na terça-feira o Calvário foi preparado para receber os fiéis no período da Quaresma. O trabalho compreendeu corte de grama e lavagem de todas as estações.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here