Católicos celebram a Quarta-feira de Cinzas e dão início a Quaresma, em preparação para a Páscoa

0
479
Prefeitura dá atenção especial ao Monte Calvário no período que antecede a Páscoa | Fotos: Paola Vedovelli

Período também marca o lançamento da Campanha da Fraternidade 2020, “Fraternidade e vida: dom e compromisso”

A Quarta-Feira de Cinzas, período de início da Quaresma, segundo o calendário católico, é marcada por celebrações ao longo do dia e pelo lançamento da Campanha da Fraternidade.

Nesta quarta-feira (26) serão celebradas diversas missas pelo País para imposição das cinzas. Em São Marcos as celebrações ocorrem às 9h e às 19h na Igreja Matriz. O Pároco de São Marcos, Pe. Tadeu Libardi destaca que durante as celebrações serão abordados temas como o jejum, as esmolas e a oração.

“É uma avaliação que diz, as minhas orações tem sentido? O que eu rezo eu pratico? Estou pensando e vivendo somente para o dinheiro? E a minha alimentação é eficaz? É saudável?”

Durante as celebrações há a benção das cinzas e dos fiéis. A imposição das cinzas marca o início do período mais relevante na fé católica, quando os fiéis se preparam para viver o mistério pascal, a Paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo. As cinzas utilizadas neste ritual provêm da queima dos ramos abençoados no Domingo de Ramos do ano anterior.

Ao mesmo tempo acontece o lançamento da Campanha da Fraternidade de 2020, coordenada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Este ano a CF tem como tema “Fraternidade e vida: dom e compromisso”. A proposta da Igreja Católica é chamar a atenção dos fiéis em torno do combate à violência e à intolerância, tão presentes no cotidiano, incentivando todos os cidadãos a exercitar a empatia e desenvolver a capacidade de cuidar do próximo. 

Padre Tadeu Libardi destaca que a Quaresma é o período de reflexão interior, uma forma de colocar em prática as reflexões que fazemos diariamente sobre o próximo.

A Campanha da Fraternidade segue até a última semana de novembro, quando os cristãos são convidados a colocar em prática o tema proposto em 2020.

Monte Calvário recebe atenção especial para a Quaresma

Na manhã desta terça-feira (25) a equipe da Secretaria de Serviços Públicos e Urbanos do município realizou a limpeza das Estações no Monte Calvário e também o corte de grama do trajeto que deve ser percorrido por milhares de fiéis durante o período que antecede a Páscoa.

A partir de agora, todas as sexta-feiras dezenas de fiéis e grupos ligados a igreja sobem ao Monte Calvário relembrando a via-sacra. O ponto alto da celebração se dá na Sexta-Feira Santa, em 10 de abril, quando ocorre a encenação da Paixão e Morte de Cristo.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here