Campanha nacional de vacinação contra o sarampo encerra nesta sexta-feira

0
251

Em São Marcos, grande parte do público alvo que compareceu aos postos até o momento estava com a carteira vacinal em dia

A campanha nacional para imunizar crianças e adolescentes de 5 a 19 anos contra o sarampo termina nesta sexta-feira, 13. Em todo o Estado, a meta de vacinação da tríplice viral, contra o sarampo, caxumba e rubéola, é de alcançar 235 mil pessoas na faixa etária alvo. De acordo com a Vigilância em Saúde no município, no momento a atenção está para os adolescentes de 15 a 19 anos visto que foram os que menos compareceram aos postos e, dos grupos que compareceram, foram os que mais se vacinaram o que sugere que esse grupo pode estar com as vacinas em atraso, não somente para sarampo, mas para as demais vacinas do calendário básico.

O calendário básico de vacinação contra o sarampo compreende duas doses. A primeira deve ser ministrada aos 12 meses de idade, com a tríplice viral, que protege também contra a rubéola e a caxumba. A proteção precisa ser completada aos 15 meses com uma dose da tetraviral, que imuniza para as mesmas três doenças mais a varicela (ou catapora). Além dessas duas doses, em virtude do surto da doença no Brasil, o Ministério da Saúde recomenda uma dose extra para as crianças entre os seis meses e 12 meses.

A campanha iniciou em 10 de fevereiro em todo o país e desde então 681 pessoas com idades entre 5 e 19 anos compareceram aos postos do município, destas, 16 receberam a dose da vacina contra o sarampo. O que significa que grande parte do público alvo estava com o cartão de vacinação em dia.

A campanha de vacinação contra o sarampo encerra no dia 13 de março, próxima sexta-feira. Porém, as vacinas que fazem parte do calendário básico de vacinação estão disponíveis em todos os postos de saúde e durante todo o ano.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here