Brasil poderá observar esta noite Eclipse, Superlua e “Lua de Sangue”

0
1248

Na Madrugada de domingo para segunda terá eclipse, superlua e “Lua de Sangue”. Fenômenos durarão 62 minutos e poderão ser vistos a olho nu no Rio Grande do Sul.

Na noite de 20 para 21 de janeiro vai ocorrer um eclipse total, deixando a Lua em tom avermelhado. O fenômeno também é conhecido como “Superlua de sangue de lobo” e pode ser observado a partir do território de vários continentes.

Um eclipse ocorre quando a Lua passa através da sombra da Terra e o Sol, a Lua e a Terra se alinham perfeitamente. A “Superlua de sangue de lobo” é um eclipse lunar que durará 62 minutos no total. Durante o eclipse, a Lua cheia parecerá ter um brilho vermelho em resultado da luz solar ser espalhada e refratada ao redor da Terra.

O fenômeno começará a partir de 1h30min e terminará por volta de 4h50min. A cobertura total da Lua está prevista para as 2h41min, segundo dados da Nasa. Neste momento, o satélite natural deve apresentar coloração avermelhada — chamada de Lua de Sangue.

O próximo eclipse lunar total está previsto para maio de 2021. O fenômeno com essas duas características, totalmente visível no País e com superlua, só voltará a ocorrer em 2022. Neste ano, teremos cinco eclipses: três do Sol e dois da Lua. Somente o desta segunda será totalmente visível no Brasil.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here