Bombeiros registram dois princípios de incêndio em menos de uma semana

0
2605
Foto: divulgação

Casos semelhantes foram registrados entre o último sábado (2) e esta quarta-feira (6). Ambos envolviam chaminés que superaqueceram. Os dois casos foram controlados a tempo e não causaram grandes danos. Confira dicas dos bombeiros para evitar acidentes nesta época.

Por volta das 23h do último sábado, 2 de junho, os Bombeiros de São Marcos foram acionados para atender uma ocorrência de incêndio no bairro Michelon. Conforme a equipe que atendeu a ocorrência, as chamas surgiram a partir de uma chaminé que superaqueceu e acabou incendiando o beiral da residência. Ninguém ficou ferido.

Já, por volta das 18h desta quarta-feira, 6 de maio, a equipe foi novamente acionada para atender um incêndio, desta vez no Distrito de Pedras Brancas. Conforme relato dos bombeiros, na ocorrência desta quarta-feira as chamas surgiram a partir de um fogão artesanal em uma moradia, o calor acabou superaquecendo a chaminé e madeiras que estavam próximas ao fogão, resultando num principio de incêndio. As chamas foram controladas a tempo pelos próprios moradores e não causaram grandes estragos, nem feridos.

Nesta época do ano, devido às baixas temperaturas, é comum o uso de fogões a lenha nas residências. Por isso, os bombeiros alertam para alguns cuidados a serem tomados no uso dos fogões à lenha, lareiras, aquecedores entre outros mecanismos e equipamentos para aquecer ambientes.

O mau uso destes utensílios pode oferecer risco de incêndio e acidentes domésticos envolvendo material inflamável. Dessa maneira, precauções para não ficar exposto a uma situação de risco devem ser tomadas.

Neste período, por questões de condição climática é comum tirar alguns equipamentos elétricos que estão guardados, empoeirados e sem a manutenção adequada, com fios soltos ou com mal contato o que pode provocar um curto circuito e haver um princípio de incêndio. Além disso, há o risco normal de alguns equipamentos, por exemplo, aquecedores que ficam próximos de cortinas, podem gerar um princípio de incêndio, queimaduras em crianças, idosos ou pessoas com alguma dificuldade de locomoção. Há também os aquecedores que ficam geralmente nos banheiro ou em edições mais modernas em áreas mais afastadas, mas também são utilizados mais neste período, estes devem estar conforme as instruções normativas do bombeiro deve-se ter uma área de ventilação e as chaminés, para evitar algum princípio de incêndio e a combustão destes gases.

Confira outras dicas:

– Ao utilizar aquecedores portáteis, mantenha-os longe de cortinas, tapetes, móveis ou outros materiais que propaguem fogo facilmente;

– Fique atento a problemas na instalação elétrica e em aparelhos elétricos. Não sobrecarregue as tomadas ligando vários equipamentos no mesmo ponto (evite o uso de benjamins, os conhecidos “T”s), e faça uma revisão da rede elétrica regularmente;

– Cuidado ao acender lareiras. Não deixe tapetes, cortinas, madeiras ou outros objetos próximos, mesmo depois do fogo ter se extinguido, pois apenas a brasa pode iniciar o incêndio, e mantenha a canalização de saída de fumaça sempre limpa. Folhas e galhos secos podem entupir a saída da fumaça, ocasionando um superaquecimento na canalização;

– Não permita que crianças acendam ou apaguem o fogo de lareira, ou liguem e desliguem aquecedores;

–  Não jogue fósforos acessos ou tocos de cigarro jogados em capoeira ou lixos, pois a geada “queima” e ressaca a folhagem das plantas, facilitando a ignição e a propagação do fogo;

– Em casa

Quem tem crianças em casa deve ter os cuidados redobrados, pois boa parte dos acidentes envolve os menores, principalmente em casos de queimaduras. Líquidos quentes em garrafas térmicas, xícaras de chá, chocolate quente, cuias de chimarrão, entre outros, estão na lista dos principais vilões.

Para evitar acidentes na cozinha com o fogo, a dica é deixar fora do alcance das crianças utensílios, além de evitar a presença delas no preparo de comidas. Os cabos de panelas devem ficar sempre voltados para dentro do fogão.

–  Ao sair de casa, tenha certeza que as chamas da lareira estejam extintas, e se o aquecedor esta desligado.

Estas são orientações fáceis de serem aplicadas e que podem salvar sua vida, de seus amigos e familiares.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here