Bombeiros de São Marcos atenderam mais de 150 ocorrências no primeiro semestre de 2018

0
2056
Foto: divulgação

No dia em que se comemora o dia do bombeiro brasileiro o São Marcos Online fez um levantamento dos serviços prestados e das principais ocorrências registradas pelo quartel no primeiro semestre de 2018. No fim de 2017 o quartel de São Marcos completou 10 anos de atuação no município.

O Corpo de Bombeiros de São Marcos completou 10 anos de instalação no município em 22 de dezembro de 2017. A unidade atende o município e também Criúva contando com 10 militares e 4 motoristas cedidos pela prefeitura sob o comando do 1º Tenente; Alexandre Machado.

Em 10 anos de implantação o progresso é notável. A estrutura física que inicialmente era alugada, um pavilhão na BR 116, passou a ser sede própria na Rua José de Alencar, 55 área central da cidade, o espaço ficou maior, atendendo as necessidades da corporação bem como os recursos humanos, materiais e viaturas, hoje a corporação conta com dois caminhões, sendo um auto tanque e um ato bomba, além de uma camionete e duas viaturas leves.

Conforme registros dos Bombeiros, somente nos últimos 5 anos foram feitos mais de 1600 atendimentos, dentre eles, acidentes de trânsito, afogamentos, incêndios, salvamentos de animais e remoção de animais peçonhentos, além de ações preventivas como seção de Segurança Contra Incêndio, passando pela análise, reanálise de Planos de Prevenção Contra Incêndio (PPCI), Vistorias, revistorias emissão de certificados de aprovação, emissão de Alvarás, consultas técnicas, recursos administrativos, alterações de processos e demais atividades de menor relevância.

Já referente a atividade operacional do serviço emergencial o Corpo de Bombeiros realizou, somente no primeiro semestre de 2018, mais de 150 atendimentos, sendo 29 chamados de incêndio; 20 chamados para atendimento pré-hospitalar, sendo neste o atendimento realizado pelo Corpo de Bombeiros, e aguardando a presença do serviço atendimento móvel de urgência, para condução das vítimas; 21 atendimentos de busca e resgate e 80 atendimentos para atividades preventivas.

O Corpo de Bombeiros local destaca que os chamados de combate a incêndios ocorrem principalmente no período que se dá entre às 18h e às 00h, tendo sido registradas 13 ocorrências no primeiro semestre, além dessas, ainda foram registradas 3 ocorrências semelhantes no período de 6h às 12h, 11 ocorrências das 12h às 18h e 3 ocorrências da 0h às 6h.

A atuação em ações preventivas é diária, dentre estas ações podemos destacar a análise de projetos de edificações, visando à instalação dos sistemas de segurança, além de vistorias de funcionamento para emissão dos Atestados de Funcionamento anuais e atividades de prevenção por meio de palestras, simulados e treinamentos realizadas em escolas, instituições públicas e privadas, indústrias e empresas.

O Dia do Bombeiro foi decretado oficial no Brasil no ano de 1954, e hoje já somam cento e sessenta e dois anos de existência.

Os primeiros registros dos serviços do Corpo de Bombeiro no Brasil surgiram no ano de 1856, quando o imperador D. Pedro II assinou um decreto que caracterizava a diminuição dos incêndios.

Antes da criação dessa corporação, as pessoas apagavam os incêndios contando com a ajuda de vizinhos e amigos, além de contar com a boa sorte de se encontrar água em abundância na localidade. As latas iam passando de mão em mão, até chegaram ao local do incêndio, de forma bem simples e arriscada, podendo causar maiores danos, em razão da falta de preparo das pessoas.

Hoje em dia podemos acessar o corpo de bombeiros através do telefone 193, um número que atende localidades de todo o país. Mas esse número deve ser preservado de trotes e brincadeiras de mau gosto, pois podem atrapalhar no salvamento de vidas que estejam em perigo.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here