Bombeiro de São Marcos participou de workshop inédito de salvamento veicular

0
569
Benner tem 24 anos e atua no Corpo de Bombeiros de São Marcos. Foto: arquivo pessoal

Deivid Benner passou por treinamento em salvamento veicular pesado e extração de vítimas em ônibus, promovido pelo CBMRS

O Corpo de Bombeiros Militar (CBMRS), por meio do 5º Batalhão de Bombeiro Militar (5º BBM), de Caxias do Sul, realizou o 1º Workshop Estadual de Salvamento Veicular Pesado em Ônibus, um treinamento inédito no Rio Grande do Sul sobre a extração de vítimas presas às ferragens em acidentes envolvendo veículos de transporte coletivo.

O evento teve a participação de bombeiros militares de todo o RS e também do Mato Grosso do Sul, de Minas Gerais e de Santa Catarina. Todos têm experiência em resgate de vítimas de acidentes.

O workshop qualificou os militares para atendimento de ocorrências envolvendo ônibus e micro-ônibus, que exigem uma abordagem diferenciada em relação aos atendimentos mais rotineiros. Além de ampliar o conhecimento sobre as características dos veículos, o curso possibilitou alinhar técnicas de desencarceramento e resgate de vítimas, o que vai viabilizar a criação de rotinas e de uma doutrina de salvamento veicular relacionada aos veículos de transporte de passageiros.

Treinamento inédito gera conhecimento em salvamento em transporte de passageiros. Foto: CBMRS/divulgação

“Foi extremamente relevante, pois é um treinamento novo que está sendo produzido no Estado e também no Brasil. Visto que ainda não temos um manual padrão para realização desse tipo de Salvamento”, disse o Deivid ao SMO. Ele destaca que a Serra é um local onde podem ocorrer acidentes com ônibus. “Temos uma estrada Federal que da acesso à outros estados e há poucos dias tivemos um atendimento assim, com o ônibus que saiu da pista onde o motorista ficou preso nas ferragens e passageiros ficaram feridos”, lembra o soldado do quartel de São Marcos.

“Profissionalmente é importantíssimo porque agora temos que replicar o conhecimento até obtermos um manual. E Enquanto isso ter mais curiosidades até sabermos tudo que realmente é necessário para o melhor atendimento da população”, reforça Benner.

O treinamento aconteceu no pátio da Marcopolo, em Caxias do Sul, nos dias 15, 16 de janeiro com a participação de bombeiros de outros estados. Já no dia 22, o curso foi direcionado para bombeiros do 5º BBM, em qual participou Deivid Benner.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here