BM realiza Operação Jerônyma Mesquita em defesa das mulheres

0
407
Foto: DIvulgação BM

No Rio Grande do Sul, o 30 de abril, dia em que é comemorado o Dia Nacional da Mulher, foi marcado pela realização de diversas ações em defesa dos direitos femininos

A Brigada Militar realizou a Operação “Jerônyma Mesquita”, iniciativa com o objetivo de intensificar a fiscalização das medidas protetivas de urgência (MPU) por meio das Patrulhas Marias da Penha.

Foram realizadas ao longo de oito horas de ação: 527 visitas, envolvendo 160 policiais militares em 62 municípios. Sete agressores foram flagrados descumprindo as medidas protetivas e foram presos.

Para a coordenadora das Patrulhas Maria da Penha no RS, major Karine Pires Soares Brum, a ação foi um “divisor de águas pois, a partir dessa Operação, lançou-se um olhar também para o agressor, seu perfil, os fatores que motivam a reincidência, dentre outros aspectos”, relatou a oficial.

A major Karine também disse que, muito além do acolhimento e atendimento às vítimas, as Patrulhas agora passarão a trabalhar em conjunto com a inteligência das unidades e analisar mais a fundo os dados de cada agressor, buscando alcançar uma solução ainda mais eficiente para reduzir os índices de violência contra as mulheres e feminicídios.

O dia foi escolhido em homenagem ao aniversário de Jerônyma Mesquita, enfermeira que também exerceu várias lutas para garantir direitos, como o voto, a outras tantas mulheres no Brasil.

Os comandos e regiões atendidas durante a quinta-feira foram: Porto Alegre, região Metropolitana, Vale do Rio dos Sinos, Vale do Taquari, Missões, Fronteira Noroeste, Fronteira Oeste, Planalto, Serra, Sul, Vale do Rio Pardo, Central, Alto Jacuí, Centro Sul, Litoral e Vale do Caí.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here