Black Friday terá descontos de até 70%

0
356

Conforme CDL local, mais de 50 associados aderiram a campanha. Confira dicas do Procon para não cair em cilada

No bom e velho português, Black Friday quer dizer “sexta-feira negra” e se trata de um dia inteiro de descontos generosos organizados pelo varejo. Criada nos Estados Unidos, essa grande liquidação acontece um dia depois do feriado americano de Ação de Graças, um dos mais importantes do país.

No Brasil, a Black Friday só chegou mesmo em 2010 e só envolveu varejistas online. A primeira grande liquidação por aqui foi organizada pelo site Busca Descontos, especializado em cupons de descontos e que atua nas principais lojas virtuais do país.

Em São Marcos, conforme a CDL – Câmara de Dirigentes Logistas, mais de 50 estabelecimentos associados a entidade, entre lojas e mercados aderiram ao dia de descontos. Além dos associados as grandes redes também promovem uma sexta-feria repleta de descontos.

Os descontos variam de 5% a 70% em empresas do ramo alimentício, farmácias, vestuário, livrarias e artigos automotivos e por acontecerem cerca de um mês antes do Natal, as promoções atraem principalmente os interessados em antecipar as comprar de final de ano.

Confira dicas para comprar com segurança:

1-Planejamento
Faça uma lista do produto que precisa ou deseja e estipule um limite de gasto, assim o consumidor consegue não estourar o orçamento.

2- Acompanhe a evolução dos preços dos produtos ou serviços
Anote preços e guarde as informações da pesquisa, incluindo site e data. Assim será mais fácil identificar as melhores ofertas e conferir os descontos durante a Black Friday.

3-Verifique se o site é brasileiro
Cuidado com os que são. Compras de sites internacionais estão sujeitas a outros custos nem sempre informados ostensivamente (procure informações sobre o site na aba “Quem somos/sobre nós”). Além disso, as regras do Código de Defesa do Consumidor não se aplicam nesse caso, se o site não possuir representantes no Brasil.

4-Atenção aos sites com ofertas de fornecedores independentes, com preços e condições diferentes para um mesmo produto

O nome do fornecedor e os preços praticados devem estar sempre em destaque e com fácil visualização na página de venda, especialmente se o revendedor for um terceiro. É direito do consumidor ter essa informação à disposição para facilitar sua pesquisa e escolha.

5-Verifique a reputação do fornecedor
O Procon de Porto Alegre divulgou os nomes das empresas mais reclamadas na última Black Friday. Para conhecê-las acesse o link: http://sistemas.procon.sp.gov.br/evitesite/list/evitesites.php.

6-Prazo de entrega
Observe o prazo de entrega, especialmente se o objetivo é comprar presentes para o Natal.

7-Consumidor tem 7 dias a partir da compra/entrega para cancelar a compra
Quem quiser devolver o produto e pedir o dinheiro de volta, tem 7 dias para mudar de ideia. Se a compra foi feita a distância (internet ou telefone) – o prazo passa a contar da data da compra ou da entrega do produto.

8-Informe-se antecipadamente a política de troca da empresa

9-Consulte a lista de sites não recomendados.

10-Cuidado ao clicar em links e ofertas recebidas por e-mail ou redes sociais
Consulte sempre a página oficial da loja, de preferência digitando o endereço do site.

Deixe uma resposta

Por favor, digite seu comentário
Por favor, coloque seu nome aqui