Banco de Sangue registra queda no número de doadores por causa do Coronavírus

0
465

Medidas exclusivas estão sendo tomadas para minimizar o impacto e garantir estoque. Queda chega a 40% se comparado a semanas anteriores

Além da pandemia do novo coronavírus, outra coisa que preocupa as autoridades médicas é o estoque dos bancos de sangue. Conforme a Relações Publicas do Banco de Sangue de Caxias do Sul, Linéia Espindula, o número de doações caiu cerca de 40% em comparação a semana passada.

Linéia também destaca algumas mudanças no Banco de Sangue para evitar aglomerações e faz um apelo para que a população não deixe de doar.

“Disponibilizamos 3 ambientes para espera, ampliamos para 2 recepções separadas, 2 salas de coleta de sangue e 2 salas de lanche pós doação. Os horários de agendamento também foram ampliados tudo para que os pacientes que precisam não fiquem desassistidos. Juntos vamos passar por este momento delicado.”

O Banco de Sangue atende de segunda à sexta das 8h às 18h e aos sábados das 7h30 às 12h com capacidade para atender até 75 pessoas por dia. As doações podem ser feitas na rua Garibaldi, 476 e mediante agendamento pelos telefones 54 3027-8600 ou pelo whats no 99113-4710

Segurança redobrada

Na semana passada, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e o Ministério da Saúde atualizaram os critérios de doação nos bancos de sangue em todo país a fim de reforçar a prevenção contra o novo coronavírus.

A triagem clínica, que  já incluía a verificação de dengue, chikungunya e zika, agora passou a incluir também o Covid-19 e outras variações como a Síndrome Respiratória Aguda Grave (Sars) e a Síndrome Respiratória do Oriente Médio (Mers). Esse cuidado traz mais segurança para quem irá receber o sangue doado.

Além disso, os critérios de segurança para quem for doar também foram intensificados. As pessoas poderão marcar horário antes de ir doar sangue e, assim, evitar filas.

Quem pode doar

Podem doar sangue pessoas entre 16 e 69 anos e que estejam pesando mais de 50kg. Além disso, é preciso apresentar documento oficial com foto e menores de 18 anos só podem doar com consentimento formal dos responsáveis. O limite superior para a primeira doação é 60 anos. Ou seja, quem tiver 61 anos ou mais e nunca doou não pode doar mais.

Recomenda-se também evitar alimentos gordurosos nas 4 horas que antecedem à doação e, no caso de bebidas alcoólicas, 12 horas antes.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here