Ato simbólico deverá marcar a abertura da Semana Farroupilha no município

0
86
Foto: Paola Vedovelli

Evento restrito será marcado pelo hasteamento das bandeiras. Demais atividades estão suspensas

A Chama Crioula foi acesa no município de Guaíba e pela primeira vez a centelha percorreu o mesmo trajeto feito pelos Farroupilhas em 1835, atravessando o rio para chegar à capital. O ato de acendimento ocorre desde 1947 e espalha a chama pelas 30 regiões tradicionalistas do Rio Grande do Sul. Até o dia 20 de setembro, o Palácio Piratini será a morada deste símbolo do tradicionalismo gaúcho.

Neste ano, o tema dos Festejos Farroupilhas homenageará e observará a amplitude que a cultura gaúcha alcança por meio do cultivo das tradições. “Gaúchos sem fronteiras” pretende retratar a história de homens e mulheres que, além das fronteiras do Estado, continuam a vergar sua pilcha, tomar seu chimarrão e participar de manifestações culturais, seja por meio da música, da literatura ou apreciando churrasco.

Em São Marcos o ato simbólico acontece no dia 20 de setembro, domingo, na Praça Dante Marcucci. A solenidade de hasteamento das bandeiras inicia às 8h com a participação de um representante de cada entidade, a fim de evitar aglomerações. É necessário o uso de máscaras pelos presentes.

Os demais eventos da Semana Farroupilha, que tradicionalmente acontecem na cidade, estão suspensos este ano em função da Pandemia. Entidades tradicionalistas promovem eventos paralelos de forma virtual.

 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here