Ação ocorre devido à percolação no corpo da barragem Passo do Meio, em São Francisco de Paula

Após a empresa Brookfield (responsável pela barragem) detectar uma percolação no corpo da barragem Passo do Meio, em São Francisco de Paula, a Defesa Civil do Estado emitiu um alerta aos moradores de comunidade ribeirinhas ao longo do Rio das Antas.

Desde o final de semana, a Defesa Civil do município acompanha os comunicados e iniciou ações preventivas previstas no Plano de Ação de Emergência (PAE). “Cada município que pode vir a ser afetado tem um PAE a ser seguido caso ocorra percolação. Isso se deve à existir uma possibilidade de rompimento da barragem, que causaria inundação”, explica o Coordenador da Defesa Civil no Município, Vinicius Capeletti.

No caso de São Marcos, um possível rompimento da barragem causaria aumento do nível de água no rio das Antas, com impactos também no rio São Marcos. Na ação de hoje de manhã, uma propriedade em Santo Antônio dos Polidoros, foi interditada.

A ação ocorreu com o apoio do Corpo de Bombeiros e Brigada Militar. “O local é um sítio, utilizado provavelmente para atividades de lazer. O proprietário não reside ali.”, explica Capeletti. A Defesa Civil está localizando o proprietário para repassar orientações.

Ao todo, no Estado, 23 residências serão interditadas como medida preventiva. 

Mais informações sobre o cronograma de trabalhos para reparo: https://www.defesacivil.rs.gov.br/defesa-civil-estadual-realiza-evacuacao-e-notificacao-de-edificacoes-ao-longo-do-rio-das-antas-em-funcao-de-fissura-na-estrutura

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here