Ano em cores

0
475

2020 mal começou e já passamos da metade do primeiro mês

A correria do dia-a-dia e as inúmeras tarefas e compromissos nas nossas agendas muitas vezes dificultam e nos fazem procrastinar uma parte importante da nossa saúde mental: o autoconhecimento emocional. Por isso, desta vez, ao invés de trazer um texto, gostaria de te convidar a fazer uma atividade prática de auto-observação ao longo deste ano para que você tu possa desenvolver essa parte da sua vida.

Ao longo dos dias, é normal nos sentirmos de diferentes formas, com emoções variando conforme os acontecimentos e situações. A seguir, estão duas tabelas. Sugiro que as imprima e coloque em um local de visibilidade fácil e de acesso diário.

A primeira das tabelas (a seguir) traz uma lista com “blocos” de emoções comuns de sentirmos e ao lado de cada uma delas há um quadrado em branco. Este quadrado deverá ser ocupado por uma cor, que você deverá escolher de acordo com a representatividade que essa emoção tem para você. Por exemplo, raiva em geral é associada com a cor vermelha.

Felicidade, tranquilidade, contentamento, satisfação, ânimo
Tristeza, frustração, desânimo
Raiva, irritação, intolerância, mal humor
Medo, insegurança
Ansiedade, tensão, preocupação
Cansaço, improdutividade
Atividade, motivação, produtividade

A segunda tabela traz um calendário. Procure fazer uma análise diária de como EM GERAL se sentiu, escolhendo apenas uma cor e pinte o espaço correspondente à data com a o sentimento predominante do seu dia. Ao final do ano, será possível ver por meio de cores como seu ano emocional foi e fazer um balanço da sua vida, permitindo muitas reflexões. Boa atividade!

J   F   M   A   M   J   J   A   S   O   N   D

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here