Ambiente de coworking, do networking a novas amizades

0
296

Um lugar que agrega profissionais liberais, escritores, empreendedores, designers e uma lista infinita de profissões só pode gerar bons frutos

A socialização é uma característica inerente dos seres humanos. Somos seres sociais por natureza e isso implica diretamente na forma pela qual conduzimos nosso dia a dia.

Seja para ter uma conversa descontraída, compartilhar segredos ou tratar de negócios, chega um momento em que precisamos nos conectar com alguém.

Quando a gente leva isso para o contexto de trabalho, criar uma rede de conexões é fundamental para acompanharmos a evolução da nossa carreira, trocar experiências e traçar um caminho de sucesso até atingir o objetivo que desejamos.

Mas, nem todas as profissões demandam o convívio de maior proximidade com outros profissionais. Nesse caso, o que deve ser feito para não ficar tão distante de quem tem pensamentos similares é procurar por um ambiente de coworking.

Como seres sociais, é natural que desejemos nos conectar com aqueles que estão à nossa volta. Mas isso nem sempre é uma tarefa fácil.

Criar uma comunidade forte, de pessoas com pensamentos e interesses similares, é um grande objetivo e desafio ao mesmo tempo.

O que é coworking?

O termo diz respeito a um espaço de trabalho compartilhado. Em outras palavras, trata-se de um lugar onde pessoas de diferentes segmentos realizam suas atividades de acordo com sua área de atuação em convívio com profissionais de distintos setores.

Do ponto de vista funcional, as principais vantagens do ambiente de coworking é o custo-benefício. Como estamos falando de um espaço compartilhado, as despesas são divididas e você paga um valor mensal para ter acesso aos seguintes recursos: wi-fi, telefonia, recepção, mobília, copa, segurança, limpeza e manutenção, salas de reunião e salas de convivência.

Uma porta para novas vivências

Se você já trabalhou em um escritório tradicional, deve ter notado que, apesar de contar com uma ampla rede de colaboradores, a rotina da empresa não possibilitava uma interação de maior proximidade com outros departamentos.

A correria do dia a dia, as metas que devem ser cumpridas e uma infinidade de tarefas, muitas vezes, acabam limitando nosso convívio e impedindo de nos aproximar de pessoas com tarefas e comportamentos diferentes do nosso.

No ambiente de coworking, esse tipo de barreira é quebrado e uma porta de múltiplas possibilidades se abre. Isso se deve ao fato de esse espaço abrigar pessoas de todos os estilos e área de atuação.

Possibilidade de novas relações interpessoais

O networking é fundamental para qualquer pessoa que deseja dar uma guinada em sua carreira. Mesmo que você trabalhe sozinho ou em um pequeno grupo, é importante estar aberto a oportunidades de parcerias.

Além disso, conhecer outros profissionais e empreendedores pode te ajudar a olhar para seu negócio ou profissão de uma maneira que você nunca tinha pensado. Isso faz com que você expanda sua mentalidade e crie um contexto de convívio social que interfere positivamente na composição da criatividade.

Ambiente colaborativo

Do ponto de vista estrutural, o ambiente de coworking garante atitudes colaborativas que ultrapassam a locação de um espaço. No que se refere à funcionalidade, para que o espaço seja agradável para todos, é preciso saber conviver e ter abertura para novas experiências.

Mas não é só isso. Existe uma atmosfera que induz o aprendizado mútuo e ele ocorre quando existem relações horizontais. Isso gera maior engajamento, motivação e sensação de pertencimento àquela rotina.

Espaços de descompressão e interação em ambiente de coworking

Os momentos de descontração são os grandes diferenciais desse espaço. Mas isso não significa que você vai ter dias e mais dias de festa em pleno horário de expediente. As horas de lazer devem ser reflexo de uma relação horizontal que seja pautada no senso colaborativo.

Existem aqueles em que há salas que podem ser utilizadas como ferramentas para criar contextos que podem ir além das expectativas. Nesses ambientes podem acontecer palestras com tema em comum para os usuários, comemorações de datas especiais, happy hours entre outras possibilidades.

Forma humanizada de conduzir a profissão

Em tempos de excesso de informação em contraste com a individualização e a mecanização das tarefas, ter acesso a um coworking é uma forma humanista de agregar conhecimento.

O convívio gera uma interferência positiva porque reorganiza o layout da sua relação com o trabalho, quebra paradigmas e modifica a forma pela qual as pessoas compreendem o sentido de trabalho.

O ambiente de coworking é a representação do que queremos para o mundo. Ele engloba respeito, coparticipação, comprometimento, parcerias, troca de ideias, e reconhecimento profissional. Pense nisso quando quiser escolher uma sala comercial em Pinheiros e vivencie uma experiência transformadora e benéfica, não apenas no quesito profissional, mas também no pessoal!

Deixe uma resposta

Por favor, digite seu comentário
Por favor, coloque seu nome aqui