Acessibilidade marca Festa de São Marcos deste ano

0
707
Padres da paróquia abençoam a nova rampa. Foto: Studio Imagem/divulgação

Rampa de acesso foi inaugurada neste domingo, durante missa de encerramento da Festa do Padroeiro. Programação religiosa e social movimentou comunidades na “Festa das Festas”

No último dia 25 de abril, dia de São Marcos, a paróquia local com auxílio das 24 comunidades da cidade deram início à Festa do Padroeiro, que encerrou neste domingo (28). Durante os 4 dias, celebrações religiosas na Matriz e momentos de confraternização no salão paroquial reuniram centenas de pessoas.

“No Tríduo, procuramos transmitir além das celebrações. Na primeira noite abordamos a cultura do diálogo, na segunda noite tratamos da globalização da esperança e na terceira noite as redes de cooperação. No domingo falamos sobre o principal tema da Campanha da Fraternidade deste ano ‘Serás liberto pelo direito e pela justiça'”, explica o pároco Tadeu Libardi.

Durante a celebração de domingo, a paróquia inaugurou a rampa de acessibilidade nas escadarias da Matriz. “Pensamos em atender melhor os fiéis mais idosos e aos portadores de necessidades especiais”, revela Libardi.

Também no domingo foi feita acolhida dos novos festeiros e homenagens de agradecimento aos festeiros deste ano e às comunidades que fazem parte da paróquia.

No encerramento foram servidos cerca de 600 almoços no salão paroquial, com churrasco típico, com gastronomia ítalo gaúcha. Na primeira noite foram servidos 110 kg de tortéi para 450 pessoas. Cabe destacar que no dia 9 de março aconteceu a tradicional venda de bucho, que marca o início da divulgação da festa. Foram preparados cerca de 500 kg.

“Foi tudo muito bonito, muita expectativa na primeira noite e ao longo dos dias houve o aumento da participação. A comida, as atrações, o tríduo, foi tudo muito bem organizado e foi um grande sucesso”, revela Geraldo Sandri, um dos festeiros da Festa de São Marcos de 2019.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here