A Importância do sono para a aprendizagem!

0
583

O sono é essencial no desenvolvimento de várias funções cerebrais, dormir pouco ou dormir mal, reduz a capacidade de manter a atenção, influenciando na nossa memória e no nosso humor

É na escola que os sintomas da falta de um sono adequado, nas crianças e adolescentes, são percebidos. O rendimento escolar diminui, há sintomas de irritabilidade, inquietude, dificuldade na atenção e concentração.

Quando a criança ou o adolescente dorme pouco ou dorme mal, sua memória fica prejudicada, ficando mais difícil assimilar e transformar em conhecimento aquilo que foi estudado durante o dia. Portanto, para um bom aproveitamento dos estudos é importante incluir uma boa noite de sono, para consolidar a aprendizagem.

Dormir mal pode acarretar cansaço durante o dia, afetar as sinapses e limitar a cognição.

Sendo assim é muito importante organizar uma rotina de estudos. Deixar para estudar na última hora, perdendo noites de sono, não é uma boa ideia.

Para os pequenos é importante lembrar os pais que é a noite que ocorre a maior fonte de liberação do hormônio do crescimento, por isso uma boa rotina de sono auxiliará também no crescimento e no desenvolvimento do seu filho.

Sendo assim, para ter uma boa noite de descanso é importante evitar aparelhos eletrônicos, pois a melatonina é liberada no organismo toda noite quando o ambiente começa a escurecer. É esta substância produzida pelo cérebro, que faz com que sentimos sonolência, as luzes confundem o cérebro e atrapalham a produção da melatonina, influenciando na qualidade do sono.

PORTANTO PARA PODER ASSIMILAR OS CONTEÚDOS NOVOS, TENDO UM BOM RENDIMENTO ESCOLAR, É FUNDAMENTAL TER UMA BOA NOITE DE SONO!

Deixo aqui algumas dicas para dormir bem:

-Determine uma rotina de horário para dormir e acordar todos os dias.

-Evite aparelhos eletrônicos antes de dormir.

-Tente deixar o ambiente mais escuro possível.

-Evite alimentos pesados. Uma boa alimentação auxilia tanto no sono quanto na memória.

-Dos 6 aos 13 anos, a recomendação é de 9-11 horas de sono por dia.

– Para adolescentes dos 14 aos 17 anos a recomendação é de 8-9 horas de sono por dia.

BONS ESTUDOS E BONS SONHOS!

Taíne Siota

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here