A importância da relação da família na escola de educação infantil

0
121
Imagem ilustrativa

A família é o primeiro grupo social à qual essa criança pertence, que ela possui suas bases de amor, respeito e nas virtudes que formam o ser humano

O presente trabalho visa discutir o papel das famílias juntamente com a escola falando desta relação de grande importância para ambas, onde algumas famílias se eximem do papel de formadores do indivíduo em seu aspecto primordial e da escola que nesta relação busca atrair esta família propondo o melhor para as crianças com harmonia nas situações apresentadas, deixando este vínculo como base para o desenvolvimento dos aspectos pedagógicos das crianças nas vivências escolares.

Sendo a família como base para educação da criança, a relação com a escola por vezes torna-se tensa por algumas famílias entenderem que a educação de seus filhos é de responsabilidade inteiramente da escola, negligenciando suas atribuições como pais.

A família é o primeiro grupo social à qual essa criança pertence, que ela possui suas bases de amor, respeito e nas virtudes que formam o ser humano preparando-o para viver em sociedade.

Na escola temos um dos elos nesse processo educacional, a qual deverá proporcionar às famílias a interação dessas duas bases com momentos que se faça presente e ativa durante a formação da criança.

Muitos pais optam cedo pelo ingresso das crianças na escola de educação infantil com confiança, para que possam trabalhar sabendo que serão bem atendidas, cuidadas para a socialização e a interação com diferentes culturas que esse convívio contribua para seu desenvolvimento integral.

A relação da família e da escola deve ser respeitada por ambas as partes tendo como objetivo principal a evolução da criança no âmbito emocional, social e educacional.

Durante a educação infantil vemos mais interesse na maioria das famílias pela escola buscando estar presentes, visitando, prestigiando os momentos de participação, demostrando mais respeito nesta relação e mais interesse nessa vivência.

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação, Lei n°9394/96 (Brasil, 1996) determina que a escola deva atrelar-se ao mundo do trabalho e envolver-se com a sociedade na qual está inserida. Sendo assim, a educação deve priorizar a preparação da vida em sociedade, considerando os princípios de solidariedade, justiça e liberdade.

Durante o período escolar as crianças estão inseridas em um ambiente de socialização, mudando sua visão de mundo, tendo novas experiências através também da diversidade de pessoas e um novo ambiente. Sendo esse grupo social o estimulador de suas potencialidades de acordo com a faixa-etária.

Cada criança tem uma família que vem mudando sua organização ao longo do tempo, adaptando-se a cada papel desses indivíduos no ambiente familiar, tendo todos a missão de educar, e passar as noções de convivência, os valores morais, afetividade, o respeito e o amor ao próximo.

Tiba (1996,p.121) aponta que “Cada aluno traz dentro de si sua própria dinâmica familiar, isto é, seus valores (em relação a comportamento disciplina, limites, autoridades, etc.) cada um tem suas características psicológicas pessoais.

A escola precisa conhecer as condições em que vive cada família atendendo às necessidades das crianças através dos conhecimentos pedagógicos e dos cuidados, preparando as crianças para seu desenvolvimento e potencialidades na vida em sociedade.

Sendo assim continuaremos a buscar o envolvimento da família trazendo para escola uma criança com a base que necessita para seu crescimento, a escola recebendo a todos com o propósito de fazer sua parte, criando os vínculos necessários, vendo resultado a cada experiência na vida da criança.

Que essas etapas sejam de grande valia para ambas, onde o entendimento de cada função, o relacionamento e o aprendizado resultem em melhores cidadãos para a sociedade.

Referências:

_____.LDB. Lei nº9394/96, 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial [da] República. www.planalto.gov.br Acesso em: 20/11.

KISSMANN_LUCIANE. Relações Família Escola na Educação Infantil. Implicações e Construções nos Processos Educacionais repositorio.ufsm.br Acesso em: 18/11.

TIBA, Içami. Disciplina, limite na medida certa. 1º Ed. São Paulo: Editora Gente; 1996.

Quéli Cristina Soares

Deixe uma resposta

Por favor, digite seu comentário
Por favor, coloque seu nome aqui