A cultura do alho em debate

0
418
Foto: Angelo Batecini Junior - SMO

32º Encontro Nacional dos Produtores de Alho ocorre nesta sexta-feira, dia 8, em Ipê, para apresentar a realidade e os desafios da produção

O cenário atual da cultura do alho estará em debate nesta sexta-feira, dia 8 de novembro, no município de Ipê. A realidade e os desafios da cultura, que conta com mais de 12 mil hectares de área plantados e uma produção anual de 140 milhões de quilos, será o tema do 32º Encontro Nacional dos Produtores de Alho. Produtores de todo o país estarão reunidos para assistir a palestras técnicas sobre a cultura, discutir os parâmetros atuais da produção e planejar o futuro da cultura. O consultor técnico na produção de hortaliças, Carlos Inácio Garcia de Oliveira, abordará o tema O Alho no Cerrado e Inferências para Manejo da Cultura em SC e RS; enquanto que o engenheiro agrônomo, Marco Antônio Lucini, falará sobre as perspectivas atuais do mercado.

Haverá ainda apresentação de linhas de crédito, espaço para debates e painel com o presidente da Anapa Rafael Corsino. Ele falará sobre os desafios que a cultura tem enfrentado com os produtos importados.

No início de outubro, o setor obteve uma importante vitória com a publicação no Diário Oficial da União da prorrogação por cinco anos do direito antidumping sobre o alho chinês. Durante esse período, o alho chinês fresco ou refrigerado será taxado em $0,78 centavos de dólar por quilo importado pelo Brasil, independente da classificação em tipo, classe, grupo ou subgrupo. O objetivo da medida é proteger, da concorrência desleal, a alhicultura brasileira, que abastece metade do mercado nacional. A programação de palestras inicia a partir das 13h30min, no salão paroquial de Ipê.

“Queremos conscientizar a todos sobre a importância do setor e apresentar análises da produção e do mercado. Com esse evento, pretendemos fortalecer os desafios e as variações do mercado e levar aprendizados e oportunidades técnicas para os produtores no manejo da cultura, além de informações necessárias sobre os desafios do mercado e linhas de crédito. É um evento também para fortalecer o setor e suas entidades”, afirma o presidente da Associação Gaúcha de Produtores de Alho (Agapa) e secretário municipal da Agricultura e Meio Ambiente de Ipê, Valdir Pereira Bueno.

Paralelo ao Encontro Nacional do Alho ocorre uma feira de agronegócios com exposição de máquinas e insumos agrícolas, na área externa do salão paroquial.

O 32º Encontro Nacional é realizado numa parceria entre a ANAPA e a AGAPA, com apoio da Prefeitura Municipal de Ipê, Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente de Ipê, dos Sindicatos dos Trabalhadores Agricultores Familiares de Ipê, Flores da Cunha, Nova Pádua e São Marcos, da SITRAF Ipê, da Emater-RS/Ascar e da Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetag-RS).

Programação

  • 13h30min – Credenciamento
  • 13h45min – Protocolo de Abertura
  • 14h – Palestra Técnica: O Alho no Cerrado e Inferências para Manejo da Cultura em SC e RS, com o consultor técnico na produção de hortaliças, Carlos Inácio Garcia de Oliveira
  • 15h – Palestra de Mercado, com o engenheiro agrônomo, Marco Antônio Lucini
  • 16 – Momento – Linhas de Crédito
  • 16h30min – Participação das Entidades e Parceiros
  • 17h – Painel com o presidente da Anapa, Rafael Corsino
  • 17h30min – Debate e Perguntas
  • 19h – Jantar de Encerramento
  • 21h – Encerramento Oficial

Serviço

  • O quê: 32º Encontro Nacional dos Produtores de Alho
  • Quando: dia 8 de novembro de 2019, a partir das 13h30min
  • Onde: salão paroquial de Ipê (Rua Casimiro Zaffonato, 510, Centro)
  • Quanto: entrada gratuita
  • Realização: Associação Nacional dos Produtores de Alho (Anapa) e a Associação Gaúcha dos Produtores de Alho (Agapa)
  • Apoio: Prefeitura Municipal de Ipê, Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente de Ipê, Sindicato dos Trabalhadores Agricultores Familiares de Flores da Cunha e Nova Pádua, STAF de São Marcos, da SITRAF Ipê, Emater-RS/Ascar e Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetag-RS).
  • Mais informações: www.facebook.com/Encontro Nacional dos Produtores de Alho ou (54) 3233.1050 (Secretarial Municipal de Agricultura de Ipê)

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here