A arte de desenhar pode ser desenvolvida por qualquer pessoa!

0
719

Por Juliandra Rogalski

Sou professora de artes visuais e artista plástica, atuo como professora a mais de dois anos no meu ateliê, onde faço orientação de técnicas diversas para alunos entre 5 a 76 anos, atendendo individualmente o desenvolvimento da produção do aluno.

Através da coluna conversarei com vocês sobre arte, técnicas e curiosidades.

Estarei à disposição para tirar as dúvidas de todos!

A arte de desenhar pode ser desenvolvida por qualquer pessoa!

O desenho é uma habilidade de expressão gráfica natural do ser humano, ocorrendo o seu aparecimento ainda na infância. É por isso que as crianças quando lhes dado material artístico saem rabiscando tudo que vem pela frente com linhas ou formas. São capazes disso muito antes de aprenderem a escrever.

O desenho da criança passa por várias fases de desenvolvimento desde os primeiros rabiscos até ela querer desenhar o realismo visual por volta dos dez anos de idade. É nesta idade que a criança precisaria de aprendizado mais técnico para compreender como chegar no realismo e superar suas expectativas nos seus desenhos, se não houver este estímulo muitos jovens tendem a regredir ou permanecerão nesta fase do desenho, o que leva no entender deles não terem talento para desenho, assim desistindo.

Como resultado dessas observações sobre as habilidades para o desenho, concluí se que não importa o nível de conhecimento e experiência, no fundo todos desenham, desenhar é uma habilidade a ser aprendida, como muitas outras habilidades que desenvolvemos ao longo de nossa vida. Isso quer dizer que se houver determinação, dedicação e muita prática você se torna o desenhista que quiser.

Portanto, uma das primeiras coisas que precisa ficar bem clara é que a arte de desenhar pode ser desenvolvida por qualquer pessoa!

Deixe uma resposta

Por favor, digite seu comentário
Por favor, coloque seu nome aqui