49 tapetes mantém tradição de Corpus Christi em São Marcos

0
694
Imagem: arquivo prefeitura

Desde 1985, a celebração une a comunidade pela Fé. Durante a celebração serão arrecadados alimentos para entidades assistenciais. Ouça entrevista com o pároco Tadeu Libardi

Nesta quinta-feira, 20 de junho, os católicos celebram Corpus Christi e mantendo a tradição que já dura 34 anos no município, entidades são-marquenses se preparam para confecção dos tapetes que, tradicionalmente envolvem a Praça Dante Marcucci ficando expostos até o domingo, dia 23.

Serão feitos 49 tapetes com mais de meio quilômetro de extensão e cerca de 1,3 mil m², divididos em quatro temas diferentes: Campanha da Fraternidade, O Ano do Batismo, O Mês Missionário e Eucaristia. O dia de celebrar o Corpo e Sangue de Cristo, ou Corpus Christi é marcado pela reunião e celebração seguida de procissão, onde os fiéis peregrinam no entorno da praça, admirando os ícones que lembram a eucaristia.

De acordo com Pe. Tadeu Libardi, neste ano houve uma renovação de desenhos, também como forma de motivação aos grupos que confeccionam os tapetes. “A procissão é um momento muito importante , especial, já que a Eucaristia é o que faz com que acreditemos em Deus, por isso a procissão é realizada em quatro cantos recordando os doentes, a juventude, as famílias e empresas (trabalhadores e desempregados)”.


Ouça entrevista e convite do pároco local, Tadeu Libardi

A missa campal inicia às 15h, e a comunidade é convidada a contribuir com um quilo de alimento que será doado à famílias carentes. “Queremos convidar os fiéis a fazer um gesto concreto doando um quilo de alimento, gesto concreto significa compartilhar da nossa pobreza ajudando o próximo.”

Pela primeira vez a população não pinta serragem utilizada como base na confecção das obras. Outra novidade é a confecção de mini-tapetes, espaço destinado às crianças

Uma das novidades deste ano é que pela primeira vez a prefeitura dará serragem já pintada, facilitando o trabalho da população. Este ano haverá também mini tapetes para as crianças confeccionarem, uma iniciativa da Secretaria Municipal de Educação.

Além da serragem, a prefeitura fornece sonorização, tinta e outros materiais, ainda investindo na divulgação na mídia, cartazes e camisetas. Tudo para que São Marcos celebre a fé em Cristo e também a força da união, uma das marcas da atual administração, que está desenvolvendo um trabalho em parceria com a comunidade em prol do desenvolvimento do município.

A prefeitura também atuará na retirada dos tapetes, que acontece na manhã de segunda-feira, 24 de junho.

O evento é realizado pela Paróquia local e pela Prefeitura, com o apoio de entidades do município e da Araucária Reflorestadora e Serraria Bolzan.

Deixe uma resposta

Por favor, digite seu comentário
Por favor, coloque seu nome aqui