Equino foi sacrificado após proprietário ser notificado pela prefeitura em São Marcos

0
1717

Na propriedade, em São Roque, foi encontrado um animal em situação de quase morto. O proprietário foi notificado pelo setor de Meio Ambiente da prefeitura

Na manhã desta quinta-feira (14), por volta das 9h30, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de São Marcos foi acionada pela Sopran para averiguar uma denúncia envolvendo um animal que, aparentemente estaria abandonado em uma chácara localizada em São Roque, interior do município.

Engenheiros agrônomo e ambiental e um fiscal da prefeitura estiveram no local e notificaram o proprietário, que se comprometeu em acionar um médico veterinário para avaliar as condições do animal, que estava deitado e bastante debilitado, conforme imagens enviadas ao Portal SMO esta tarde por um leitor.

Após receber as imagens, o São Marcos Online fez contato com a Sopran e foi informado de que a entidade não tem condições de atender animais de grande porte, e acionou a Secretaria de Meio Ambiente que dá suporte à entidade.

Conforme contato com Fabiano Varela, secretário do Meio Ambiente, foi explicado que administrativamente o posicionamento do setor é averiguar, notificar e multar se necessário, sendo que neste caso o proprietário não se recusou em assinar ou em resolver a situação.

O proprietário acionou uma veterinária particular que esteve no local no final da tarde. De acordo com a profissional, o animal tinha aproximadamente 30 anos, sendo que estava há 20 com o atual proprietário. De acordo com ela, o estado precário do animal estava relacionado a questão da idade, não sendo constatado maus tratos.

A veterinária esclareceu à reportagem que por ser um animal de idade avançada ele já não possuía muitos dentes, mas, conforme conversa com o proprietário, o animal estaria no pasto horas antes e teria “caído” na manhã de hoje onde foi filmado pelo denunciante em situação precária.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here