Semana Farroupilha em São Marcos tem programação promovida por entidades

0
230

Chama Crioula chegou ao município na quarta-feira. Nesta sexta tem live tradicionalista e na segunda-feira será celebrada Missa Crioula, ambos com transmissão do SMO

Na tarde desta quarta-feira (15) São Marcos recebeu a centelha da Chama Crioula, vinda da sede da 25ª Região Tradicionalista, em Caxias do Sul.

Os Festejos Farroupilhas englobam a totalidade de ações comemorativas ao Dia do Gaúcho (20 de setembro) e, neste ano, têm a finalidade de homenagear e comemorar o bicentenário de nascimento de Anita Garibaldi. O tema “Caminhos de Anita” é uma homenagem aos caminhos percorridos por Anita e à sua bravura no contexto da Revolução Farroupilha.

Chama chegou principio na quarta (15). Foto: divulgação prefeitura

A Chama, símbolo máximo da Semana Farroupilha no Rio Grande do Sul, será exposta no saguão do Centro Administrativo até a tarde de segunda-feira, 20 de setembro.

Nesta sexta, como parte da programação alusiva a semana do gaúcho, os artistas locais Volmir Viola, João Itamar dos Reis, Marcos Gomes do Nascimento e Rogério dos Passos promovem show tradicionalista em parceria com São Marcos Online e o Spettus Beer Bar. A apresentação inicia às 20h30 com transmissão ao vivo do São Marcos Online.

Já no feriado, às 17h, haverá arriamento das bandeiras na Praça Dante Marcucci e canto dos hinos. Após, celebração da Missa Crioula no CTG Porteira da Serra. A celebração será feita pelo Pe. Mário Pereira com início às 18h30 e transmissão ao vivo pelo São Marcos Online.

A missa crioula é uma celebração um pouco diferente de uma missa normal, onde o padre é chamado de peão espiritual e Jesus é o patrão celestial. Maria, a primeira prenda do céu. As ofertas são feitas por peões e prendas e as passagens bíblicas são no vocabulário gaúcho.

 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here