Bombeiros buscam por pessoas aptas a atuar na captura e remoção de abelhas

0
472
Imagem ilustrativa

Não há mais apicultores dispostos a fazer o serviço em São Marcos. Com a primavera é comum o aparecimento de enxames transitórios, acarretando em perigo

O Corpo de Bombeiros de São Marcos está em busca de voluntários aptos a realizar manuseio de enxames de abelhas, capturando e destinando de forma correta para criadouros.

Conforme o comandante do pelotão, sargento Geomir Alan da Cás, até pouco tempo havia quatro apicultores, mas ao atualizar dados com a chegada da temporada e dos enxames transitórios, foi diagnosticado que eles haviam desistido. Sargento Alan informa ainda que secretário do meio ambiente do município tentou conversar com alguns apicultores, que não demostraram interesse na captura das abelhas.

O comandante reforça os riscos de acidentes, sendo que uma ataque de abelhas pode matar. Cabe destacar ainda que é crime ambiental exterminar as abelhas, exceto em caso de ameaça à vida humana. Recomenda-se o afastamento total do local isolado, evitando acesso de pessoas ou animais que possam vir mexer no enxame ou até mesmo produzir algum barulho que possa alertar o enxame. Mesmo pessoas capacitadas, ao fazer qualquer manipulação envolvendo enxames, devem fazer durante a noite, com temperatura mais baixa.

Importante citar que o Corpo de Bombeiros Militar, apesar de possuir roupas adequadas e treinamento, não faz a captura do enxame tendo em vista que estes não possuem local adequado para destinação e nem equipamentos específicos para armazenamento e transporte.

Os apicultores interessados podem entrar em contato com o Corpo de Bombeiros Militar de São Marcos através do telefone 3291.1181 deixando seu nome, endereço e telefone para contato.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here