Doença celíaca x intolerância ao glúten

0
111

Embora esses termos sejam usados muitas vezes como sinônimo, existem diferenças entre eles

A doença celíaca e a intolerância ao gluten são doenças que se manifestam quando o organismo tem alguma dificuldade em digerir o glúten, proteína presente no trigo, cevada e centeio.

Embora esses termos sejam usados muitas vezes como sinônimo, existem diferenças entre eles. Na doença celíaca encontramos alterações estruturais nas células do duodeno (primeira porção do intestino) e podem também estar presentes alterações em exames laboratoriais, como anemia, anormalidades nos exames do fígado e presença de auto anticorpos.

Já na intolerância ao glúten o paciente apresenta exames de sangue e endoscopia normais ou que não justificam os sintomas.

As principais queixas nas duas doenças incluem dor abdominal, estufamento, gases, sensação de má digestão, diarréia, perda ou dificuldade em ganhar peso.
O tratamento é a retirada total do glúten da dieta.

Importante: não se deve retirar o glúten da dieta antes do exame médico por que isso dificulta ou mesmo impede o diagnóstico!! Só o exame médico é capaz de fazer o diagnóstico dessas duas doenças. Se você tem dúvidas, faça uma consulta.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here