Neve chega ao sul do Brasil

0
549

Nevou hoje pela manhã no município de Canguçu e previsão é de muito mais neve para amanhã e o início da quinta

Neve chegou ao Sul do Brasil na manhã desta terça-feira (27), horas antes do previsto. O fenômeno foi observado no município de Canguçu, na Serra do Sudeste, a uma altitude média de 420 metros, no Sul do Rio Grande do Sul. O registro da neve se deu na zona rural do município.

Na área urbana de Canguçu, de acordo com vários vídeos gravados por moradores, houve precipitação mista. As imagens mostraram neve misturada à chuva e ainda chuva congelada. É muito comum que ocorram diferentes tipos de precipitação invernal como chuva congelada ou neve misturada à chuva numa faixa intermediária entre apenas neve e chuva. Esse tipo de situação será muito observado ao longo da quarta-feira no Sul do país, quando muitas cidades tiverem precipitação invernal e diferentes tipos simultaneamente.

A precipitação invernal da manhã de hoje não se limitou a Canguçu. A MetSul recebeu vídeos de precipitação de chuva congelada no município de Morro Redondo, que também está situada na região da Serra do Sudeste do Rio Grande do Sul.

A neve e a chuva congelada da manhã de hoje no Sul gaúcho ocorreu durante a passagem de uma faixa de nuvens, algumas com desenvolvimento vertical, que cruzaram pela região acompanhando a chegada de ar mais gelado. Como se fosse uma frente fria secundária em que a primeira de ontem derrubou a temperatura e esta segunda reforçasse ainda mais o frio.

 

VEM MUITO MAIS NEVE

Este foi apenas o cartão de visitas da neve nesta que promete ser uma onda de frio de grande intensidade e que entrará para as estatísticas. Vem muito mais neve e já na noite de hoje ou começo da madrugada da quarta não se pode descartar o fenômeno em áreas mais ao Norte do Rio Grande do Sul e em Santa Catarina.

O grande dia para precipitação invernal, entretanto, será esta quarta-feira. Com o ar extremamente frio em altitude e instabilidade avançando pelo Rio Grande do Sul com nuvens, as precipitações se converterão em neve, graupel (grão de gelo) e chuva congelada, o que pode ocorrer em diversas cidades e em muitas regiões com abrangência que não se vê desde julho e agosto de 2013.

Já de manhã pode ter neve ou chuva congelada no Sul, como na Campanha. Após, a precipitação invernal se estenderia ao Centro gaúcho e à Serra do Sudeste. Da tarde para noite aumenta muito a chance de nevar na Serra e Aparados, não se descartando neve em outros pontos da Metade Norte como o Planalto Médio e Alto Uruguai. A neve chega ainda ao Planalto Sul Catarinense, mas não afasta que caia no Meio-Oeste, Planalto Norte e talvez – com menor chance – o Sul do Paraná.

Vários pontos da Metade Leste gaúcha, como Porto Alegre, podem ter precipitação isolada na tarde e noite de quarta. Uma vez que o perfil atmosférico estará gélido, chuva congelada e mesmo neve granular é possível em áreas de baixa altitude ou ao nível do mar. A quinta começa com muitas nuvens em parte do Estado e do Sul do Brasil e ainda pode nevar na madrugada no Nordeste gaúcho e Planalto Sul Catarinense.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here