Semana que começou com até 8°C negativos deve terminar com calor de 30°C

0
134
Distrito de Pedras Brancas | São Marcos Online

Ar muito quente invade o Sul do Brasil agora no final da semana e vai trazer tardes muito quentes para julho

Semana que teve frio polar de até 8,2ºC abaixo de zero no Sul do Brasil e marcas negativas em centenas de municípios do Sul do país terminará com calor ao redor de 30ºC no Rio Grande do Sul. Uma corrente de jato em baixos níveis da atmosfera, corredor de vento a cerca de 1.500 metros de altitude que se origina na Bolívia, atua no momento inicial sobre o Centro da Argentina e o Uruguai, e durante o fim de semana vai estar sobre o estado gaúcho.

A corrente de jato traz ar seco e quente que vai elevar fortemente a temperatura à tarde com máximas no fim de semana até 8ºC a 10ºC acima das médias máximas históricas do mês de julho no território gaúcho. As noites seguem um pouco frias, até bastante frias em baixadas muito localizadas, mas a grande diferença será sentida mesmo nas máximas com tardes quentes para esta época do ano.

Os modelos, em geral, projetam máximas de 27ºC a 30ºC tanto para o sábado quanto para o domingo na maioria das regiões do Rio Grande do Sul, mas o ingresso de nuvens deve frustrar aquecimento maior no domingo em parte do Estado. É possível que em alguns locais as máximas passem um pouco dos 30ºC.

CALOR VAI DURAR POUCO

Períodos quentes no inverno são comuns, mesmo no auge da estação como em julho. São, entretanto, em regra, muito curtos e logo dão lugar à chuva e ao retorno do frio.

Quando há um persistente bloqueio atmosférico intenso, o Sul do Brasil pode experimentar muito dias quentes enquanto ao Sul na região do Prata chove muito. Como o cenário do fim de semana não é de bloqueio, o período quente à tarde será curto.

A previsão é que no começo da semana, especialmente na segunda-feira, uma frente fria chegue ao Rio Grande do Sul e traga chuva para o estado gaúcho, impedindo a sequência de tardes quentes para esta época do ano

E, na sequência, uma nova massa de ar polar vai ingressar entre terça e quarta-feira com acentuado declínio da temperatura e o retorno das marcas negativas e da geada para grande número de municípios

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here