Barragem em São Luiz atinge marca histórica para o período

0
307
Barragem em São Liz está há 15 dias com nível máximo

Geralmente o nível máximo do reservatório é alcançado no final do inverno, após perdido de chuvas. Confira entrevista com a gerência da Corsan em São Marcos

Conforme informa o gerente da Corsan em São Marcos, André Viana, a barragem localizada em São Luís, há quinze dias opera em sua capacidade máxima, não havendo a necessidade de recalcar água do Rio Ranchinho para o reservatório. Ao contrário de cidades vizinhas, São Marcos passa por situação segura em relação ao abastecimento.

A marca é considerada histórica para o período, desde o alteamento da barragem que abastece a cidade, feito em 2014. Como principal fator, Viana aponta a atuação da Corsan e investimentos na manutenção e reparos do sistema, o que faz com que a estação de tratamento absorva menos água do reservatório.

“Esse fato pra nós é inédito, depois que foi feito o alteamento da barragem nunca subiu a esse nível nesta época do ano. Ela enche desde 2018, mas sempre consegue chegar nesse nível no final do inverno, e esse ano a gente conseguiu antecipar, também devido ao fato de que a gente tá aduzindo menos água da barragem.”

 

Conforme o gerente, a estação de tratamento está abastecendo a cidade trabalhando menos horas por dia, em virtude de ações de combate a vazamentos invisíveis ao longo dos últimos anos, além de instalação de dispositivos de controle de de pressão.

“É todo um trabalho por trás que nos causou essa situação agora, de chegar já no mês de junho, antecipando aí alguns meses a época de de cheia da barragem, então, provavelmente vamos ter um verão confortável”, comemora André Viana.

Ele compara a situação com unidades de cidades vizinhas, que mesmo com as chuvas enfrentam escassez de água, tanto cidades com poços artesianos como com barragens estão encontrando dificuldade no abastecimento em virtude do baixo nível de de água.

Apesar desses últimos dias ter chovido bastante, o índice pluviométrico para a região vem caindo ao longo dos meses.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here