Em São Marcos, antigomobilistas revertem R$ 50 mil para combate ao Coronavírus

0
287

1º Encontro de Antigomobilismo Gaúcho, que aconteceria em São Marcos em 2021, repercute em redirecionamento de recurso para combate à Covid-19

No domingo, dia 06 de Junho, o Veteran Veículos Clube de São Marcos recebeu contato por parte da assessoria do Deputado Estadual Dirceu Franciscon, trazendo notícia positiva para o clube e para o município de São Marcos.

Como primeira informação transmitida pela assessoria do deputado, o 1º Encontro do Antigomobilismo Gaúcho estaria sendo contemplado, para sua organização, com recurso de R$ 50.000,00, o qual se justificaria por se tratar de um evento cultural alusivo às comemorações instituídas pela lei 15.336, de 02/10/2019, que instituiu o Dia 16 de Junho como do Antigomobilista no Rio Grande do Sul. O evento teria, oficialmente, abrangência estadual (embora com o conhecido alcance internacional), diferentemente dos demais encontros promovidos no município, que não se utilizam de recursos públicos e contam, integralmente, com os recursos oriundos de patrocínios, inscrições e locação de espaços para comerciantes. Convém ressaltar que a primeira data prevista para este evento foi os dias 06 e 07 de Junho de 2020, dentro do mês em que ocorre tal comemoração.

Porém, o contingenciamento estabelecido pelo governo estadual para todos os recursos que não sejam para segurança ou saúde e os motivos óbvios diante do cenário de pandemia impediriam tal direcionamento. Então, através de indicação do deputado, por meio de emenda individual no orçamento do Estado, e contando também com a atuação de vereadores do município, esse recurso permaneceu em São Marcos, sendo o valor creditado diretamente na conta da Secretaria de Saúde do Município, conforme Ordem de Crédito transmitida à Presidência do Veteran Veículos Clube de São Marcos pela assessoria do deputado, que enfatizou, em seu contato, a participação do clube no direcionamento da emenda.

Membros da comissão organizadora do 1º Encontro do Antigomobilismo Gaúcho estiveram reunidos com o Prefeito Municipal Evandro Kuwer, e o Vice, Marronzinho, neste dia 16 de Junho, o Dia do Antigomobilista no Estado do Rio Grande do Sul, em ato simbólico de confraternização pela data e celebrando os bons frutos que o evento, embora não ocorrido, ainda assim, repercutiu para o município.

Com o apoio de instituições ligadas ao antigomobilismo, o deputado Dirceu Francison viabilizou a Lei que instituiu Dia do Antigomobilista no Estado, fato que levou o Veteran Veículos Clube de São Marcos a prontificar-se como sede para o 1º Encontro do Antigomobilismo Gaúcho, paralelamente ao 22º Encontro de Carros Antigos de São Marcos, que segue previsto para os dias 09 e 10 de Abril de 2022.

Mesmo com a impossibilidade de realização de eventos de tal natureza, a Lei Estadual 15.637, do último dia 28 de Maio, reconheceu o relevante interesse histórico e cultural que os Encontros de Carros Antigos exercem no estado do Rio Grande do Sul. Apesar do contexto favorável, continua sendo uma incerteza o que se refere às possibilidades de que o evento conte com futuro recurso de tal origem. Por ora, o Encontro de Carros Antigos de 2022 permanece sendo planejado conforme o orçamento inicial previsto, sem considerar tal verba.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here