Banco de sangue precisa de doações: ‘A+ e O+ estão com níveis muito baixos’

0
217
Ação realizada em 2020 no Hospital São João Bosco

Dia Mundial do Doador de Sangue nesta segunda (14) teve ação com 110 doadores. Em São Marcos 99 doaram na última terça (8)

A semana iniciou marcada por uma data importante: o Dia Mundial do Doador de Sangue. Celebrada em 14 de junho, foi criada pela OMS (Organização Mundial da Saúde) para incentivar as pessoas a doarem sangue e também para esclarecer eventuais dúvidas.

O Banco de Sangue de Caxias, que abastece mais de 20 hospitais da região (entre eles o São João Bosco de São Marcos) promoveu ação especial que contou com a participação de 110 doadores.

Apesar da boa adesão da população a “2ª Ação pela Vida”, o estoque segue baixo.

“Desde o início da pandemia as doações de sangue caíram muito e agora que voltaram as cirurgias eletivas a demanda está alta. Alguns tipos, como A+ e O+, estão abaixo dos 80% e isso é preocupante”, alerta a Gerente de Captação do Banco de Sangue Francieli Roso.

PLAQUETAS E HEMÁCIAS: ‘ATÉ 470 ML POR DOADOR’

Francieli lembra que uma doação salva até quatro vidas.

“A quantidade depende do peso e altura da pessoa, mas é possível conseguir um volume de até 470 ml com um doador”, revela, salientando que o sangue doado é reposto pelo organismo humano em até 24 horas.

Francieli explica que, após as doações, o sangue coletado é separado em hemácias e plaquetas.

“As plaquetas são usadas para casos de hemorragia e em cirurgias oncológicas. Tem prazo de validade menor, em torno de 5 dias. Já as hemácias, utilizadas em cirurgias eletivas, têm validade de 30 dias”.

AÇÃO EM SÃO MARCOS TEVE 99 DOADORES

Além das doações no Banco de Sangue em Caxias do Sul, são realizadas campanhas em municípios da região.

“Em São Marcos fizemos 4 campanhas ano passado em parceria com o Hospital e sempre conseguimos um bom número de doadores. Neste ano realizamos ação na terça-feira (8) no Salão Paroquial e 99 pessoas doaram seu sangue, o que é um número muito bom”, revelou Francieli, salientando que os são-marquenses têm se mostrado bastantes solidários.

Quem deseja colaborar com o Banco de Sangue, que fica aberto de segunda à sábado, pode agendar sua doação pelo 99113-4710 e 3027-8600.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here