Com 7 em UTI’s e 54° morte nesta sexta, semana teve 137 novos casos de Covid-19 em São Marcos

0
524

Menos de 15% da população são-marquense está imunizada

Início da vacinação para caminhoneiros e por idade e conclusão nos profissionais da educação marcaram ações de combate à pandemia no município

A vacinação avança junto aos casos de Covid. Em São Marcos e na Serra Gaúcha o vírus segue fazendo vítimas e causando preocupações. A semana termina com números que mostram o aumento das infecções e internações.

Se no Rio Grande do Sul houve mais de 10 mil novos casos em 24 horas, o que não acontecia desde março, em São Marcos dez pessoas foram para a UTI ao mesmo tempo (entre quarta e sexta), maior número registrado desde o início da pandemia.

Uma são-marquense que estava em Unidade de Terapia Intensiva faleceu nesta sexta (11): uma mulher de 62 anos que havia sido internada em 6 de junho. Duas tiveram alta. Mas 19 seguem hospitalizados, 10 no São João Bosco. Durante essa semana foram 137 novos casos de Covid em São Marcos. São 136 ativos.

MAIS DE 9 MIL VACINAS APLICADAS, MENOS DE 15% DA POPULAÇÃO IMUNIZADA

É para tentar diminuir o ritmo de propagação da Covid e reduzir as internações hospitalares que a vacinação segue em ampliação.

Nesta semana foi concluída a primeira etapa de imunização dos profissionais da educação: na terça (8) a vacina foi feita nas instituições de Ensino Médio e Superior, finalizando o processo iniciado em 1° de junho.

Na quarta (9) começou a vacinação dos profissionais do transporte coletivo e na quinta (10) iniciou a aplicação das doses nos caminhoneiros. Foi um marco importante para a ‘Capital Gaúcha dos Caminhoneiros’, conforme atestaram as longas filas que se formaram no em torno do Centro Alexandre Zaniol.

Neste dia também começou a aplicação das doses por idades, com as pessoas de 59 anos sendo vacinadas. Na sexta foi a vez dos 58 anos e neste sábado a vacinação é para pessoas com 55.

Apesar do avanço da vacinação, com mais de 9 mil doses aplicadas até essa sexta (11), São Marcos imunizou menos de 15% da população: em torno de 3 mil já receberam as duas doses e ainda há mais de 200 pessoas acima de 60 anos aguardando para receber a 2ª dose da Coronavac.

Os números geram alerta. Deixam muitas dúvidas e uma certeza: a Covid ainda está muito longe de ser vencida. Enfrentá-la é um desafio e uma lição de vida.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here