Acendimento da Chama Crioula é transferido para 2022

0
69

No ano passado, o acendimento também precisou ser adiado devido à pandemia de Covid-19

O MTG publicou nota nesta sexta-feira onde informa que o acendimento e a distribuição da Chama Crioula, que marcam todos os anos a abertura dos Festejos Farroupilhas no Rio Grande do Sul, foram transferidos para 2022.

A definição ocorreu em reunião on-line, na noite de ontem (20), entre o presidente interino, César Oliveira, com os membros do Conselho Diretor do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG). A decisão prorroga mais uma vez o calendário dos locais de acendimento da Chama Crioula e mantém o município de Canguçu, 21ª Região Tradicionalista, como local do evento, para o ano que vem.

De acordo com o vice-presidente Campeiro do MTG, Adriano Pacheco, as 30 Regiões Tradicionalistas poderão realizar o acendimento e distribuir a Chama Crioula dentro de suas áreas de atuação, porém atendendo todos os protocolos sanitários de acordo com as prefeituras e secretarias de saúde.

A declamadora Liliana Cardoso foi escolhida para ser a patrona da Semana Farroupilha 2021, sendo considerada a primeira mulher negra a receber a homenagem. Natural de Porto Alegre, Liliana tem 43 anos, é declamadora, radialista, apresentadora, mestre de cerimônias, ativista cultural e vice-presidente do Conselho Estadual de Cultura.

Como declamadora, foi cinco vezes campeã do Encontro de Artes e Tradição Gaúcha (Fegart/Enart) e bi-campeã do Rodeio Internacional de Vacaria. Por três vezes recebeu o prêmio Vitor Mateus Teixeira e também foi condecorada pela Assembleia Legislativa com a Medalha Mérito Farroupilha, a maior honraria do Estado do RS.

Por 22 anos, Liliana Cardoso apresentou o Desfile Farroupilha, no dia 20 de setembro, em Porto Alegre, e por muitas vezes se emocionou vendo patronos e patronas. Ao ser questionada sobre o que significa ser patrona dos Festejos Farroupilhas de 2021, ela recorda uma trajetória pessoal e profissional alicerçada no tradicionalismo e em suas raízes ancestrais.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here