Colégio Estadual São Marcos Celebra 50 Anos nesse dia 13 de maio

0
263

A história do ‘Ginásio’, como é carinhosamente conhecido se confunde, desde a década de 50 com a própria história do município. Conheça a história da maior escola de São Marcos

Em 1955 os padres salesianos compraram um terreno em SM e anunciaram a construção de uma nova escola. Os padres salesianos não foram autorizados a entrar em São Marcos e a construção do ginásio tornou-se encargo do Padre Antônio Galiotto, recém chegado da Bahia. Não havia planta, terreno e dinheiro e grande parte da população contra, inclusive o Monsenhor Compagnoni porque os salesianos haviam prometido a escola sem custos para a população.

As obras iniciaram-se em 1956, com poucos recursos, um monte de dívidas e num terreno da própria paróquia. A finalização do primeiro prédio deu-se em 1957. O primeiro diretor foi o padre Angelo Tronca e os primeiros professores foram Antonio Galiotto, Pe Plinio Bertelle, Nelson Tomiello, Suely A. Pessini, Romeu Rech, Ir Ana Catarina e Avelino Manfroi.

A inauguração solene deu-se no 2º semestre de 1957, com a presença do governador Ildo Meneguetti e o Bispo D. Benedito Zorzi, com uma missa solene e um grandioso churrasco.

No fim de 1957 as irmãs de São José passaram a residir no prédio do ginásio e, em 1958 passaram a administrar o mesmo.

A partir de 1968 as dificuldades financeiras para manter o ginásio tornaram-se extremamente difíceis. Muitas escolas particulares fecharam suas portas. Em 1971 as irmãs venderam o patrimônio da escola para o Estado que passou a funcionar como Ginásio Estadual, tendo como primeiro diretor o Sr. Luiz Ervandil Mulazzani, seguido pelos demais diretores, os professores: Suely M.A. Pessini, Valmor Rizzon, Ione Grison Ballardin, HumildesT. Rizzon, Alda Iza S. Soldatelli, Maria de F. T. Bertolazzi, Neuza S. Studzinski, Neusa S. Rizzon, Kleber Ascari e hoje Simone Biondo.

Em 12/02/76 foi introduzido o Ensino Médio e neste mesmo ano iniciou-se a construção do 2 pavilhão. Também em 1976 a escola passou a se chamar Escola Estadual de 1 e 2 graus São Marcos. No ano de 1986 iniciou-se a construção do pavilhão de esportes da Escola e no início dos anos 2000 foram construídos o novo refeitório, sala de aula e sala de informática. Em 1999 implantou-se a EJA-Educação de Jovens e Adultos.

Em 2019 foi entregue uma obra de muro de contenção na quadra de esportes e foi dado início a Obra de Reforma Elétrica em toda a rede do prédio, com gerador próprio e troca do telhado do prédio II. A Obra ainda não foi concluída, mas está em fase de conclusão.

Também em 2019 o atual governo extinguiu o Ensino Fundamental gradativamente. Hoje o Colégio oferece a partir do sexto ano.

Hoje contamos com um quadro de 45 profissionais a serviço da escola, dos alunos e da comunidade. O Colégio Estadual São Marcos atende hoje a aproximadamente 600 alunos distribuídos em três turnos.

Neste mais de meio século de existência, sendo 50 deles como escola estadual, o nosso querido ginásio enraizou-se no corpo, na mente e nos corações dos são-marquenses. Mais que uma escola, o Ginásio, como é carinhosamente chamado, é uma instituição do município de São Marcos, um ícone, um farol de referência cultural para a comunidade.

Queira Deus, que estes 50 anos se tornem 60, 70, 100 anos e que esta escola continue cumprindo o seu papel, continuando, como diz o lema da própria escola” Formando Corações e Mentes”.

São cinco décadas em que o nosso querido Ginásio passou a ter como mantenedora, a rede estadual. 13 de maio de 1971 foi o marco histórico.

Como estamos vivendo uma pandemia não podemos fazer uma ampla programação como merecia. Nas redes sociais da escola, depoimentos de pessoas que foram diretores, através de vídeos, resgatam um pouco da bagagem vivida neste estabelecimento.
Nossos professores e colaboradores também estarão celebrando esta data através de apresentações individuais no facebook da escola.

Convidamos a comunidade para também postar em suas redes sociais experiências que vivenciaram no Colégio Estadual São Marcos.

Texto: equipe diretiva do Ginásio

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here