Sábado é Dia D de vacinação contra febre amarela em São Marcos

0
288

Ação acontece das 8h às 17h na Secretaria de Saúde e das 13h30 às 17h nos ESF’s e em Pedras Brancas

Em São Marcos já foram encontrados 18 bugios mortos até o momento, desses, foi possível coletar material para análise em 10 casos. Quatro resultados retornam positivo para Febre Amarela, 5 ainda estão em análise e 1 teve resultado negativo.

Com isso, a secretaria de saúde está intensificando a vacinação contra a doença. Crianças devem tomar a primeira dose aos 9 meses e um reforço aos 4 anos. A partir dos 5 anos, crianças que não foram vacinadas podem tomar apenas uma dose. Esta dose única deve ser aplicada até os 59 anos de idade.

Em São Marcos o Dia D acontece neste sábado (15) no posto de saúde central e nos ESF’s, é importante levar documento e carteira de vacinação. Se você não sabe se já fez essa vacina, os profissionais poderão consultar essa informação na hora.

A orientação sobre a dose da vacina contra febre amarela foi atualmente reformulada. Anteriormente, após tomar a vacina pela primeira vez era necessário receber a segunda dose depois de 10 anos. No entanto, com a nova regra indica que uma pessoa que já tomou a vacina contra febre amarela não precisa se revacinar, mesmo que esta dose tenha sido ministrada há mais de 10 anos. As únicas exceções são para pessoas que tomaram a dose fracionada da vacina e para crianças de 9 meses a 5 anos de idade.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here