Febre Amarela: São Marcos já registra 18 casos de bugios mortos

0
193
1º animal morto foi encontrado em 2 de abril em São Roque

No último domingo mais 3 animais foram encontrados na Linha Marechal Deodoro, que somados aos 15 casos registrados em abril aumentam o alerta para a presença da doença na região

A presença da Febre Amarela na região já não é novidade. Em São Marcos, amostras coletadas em macacos mortos confirmam como causa a doença. Só em abril, no município, foram encontrados 15 bugios mortos, já no primeiro fim de semana de maio outros 3 animais foram encontrados.

Nesta segunda-feira, dia 3, equipe de saúde da vigilância estiveram na Linha Marechal Deodoro, onde no domingo populares encontraram os macacos. Em apenas um foi possível realizar coleta de material para análise, devido ao avançado estado de decomposição dos demais. Apesar de estarem na mesma região, os corpos estavam em áreas distintas.

Em abril, 4 análises testaram positivas para Febre Amarela em São Marcos e outras ainda estão sob investigação.

A vacina é a principal ferramenta de prevenção e controle da Febre Amarela (FA). O imunizante é disponibilizado de forma gratuita em todos os postos de saúde através do Sistema Único de Saúde, o SUS (horários de atendimento disponibilizados no final da notícia).

A indicação do Ministério da Saúde  é de que todas as pessoas de 9 meses a 59 anos 11 meses e 29 dias se vacinem contra a Febre Amarela. Dentre as contraindicações estão as pessoas alérgicas a ovo; mulheres em qualquer fase da gestação ou que estejam amamentando bebês com idade abaixo de 9 meses; pacientes em tratamento com radioterapia/quimioterapia ou ainda portadores de doenças autoimunes, hepáticas, renais, hematológicas, neoplásicas.

Os bugios não são transmissores da Febre Amarela, entretanto, servem como indicador da presença do vírus em determinada região. A Veterinária Carla Batista reforça a importância de preservar os animais. “Eles são apenas sentinelas da doença, a transmissão é pelo mosquito. É de extrema importância cuidar desses animais e não mal tratar ou matar, o que, inclusive, é crime ambiental”, finaliza Carla.

Informações sobre a vacinação

Para verificar se a pessoa está ou não vacinada contra a Febre Amarela é necessário consultar o Cartão Vacinal e, se mesmo assim surgirem dúvidas, recomenda-se que envie uma foto do cartão para o e-mail vigilancia.saomarcos@yahoo.com.br. A equipe entrará em contato caso a pessoa precise realizar a vacina.

Todas as unidades aplicam a vacina gratuitamente e em dias específicos:

  •         Terças-feiras

ESF São José – 8h às 11h; 14h às 19h

  •         Quartas-feiras

ESF Eneo Doncatto – 14h às 15h e das 17h30 às 19h.

  •         Quintas-feiras

Centro Municipal de Saúde Nossa Senhora de Lourdes – 8h às 19h.

Unidade de Saúde Pedras Brancas – 8h às 11h30 e das 13h às 16h30

ESF Nicoletti – 8h às 11h; 13h30 às 15h e das 17h30 às 19h

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here