Pessoas com comorbidades, deficiência permanente, gestantes e puérperas são o próximo grupo de vacinação contra a Covid-19

0
278
Foto: Divulgação/SES

A previsão é de que até o fim de maio sejam enviadas aos estados doses de vacinas para primeira aplicação nesse público

O Ministério da Saúde definiu a estratégia para a vacinação contra a Covid-19 para pessoas com deficiência permanente, gestantes, puérperas com até 45 dias pós-parto e pessoas com comorbidades, incluindo algumas doenças raras. A vacinação foi dividida em duas etapas, priorizando a população de acordo com a idade e o maior risco de gravidade e óbito.

Na primeira fase serão vacinadas as pessoas com Síndrome de Down, independentemente da idade;
pessoas com doença renal crônica em terapia de substituição renal (diálise), independentemente da idade; gestantes e puérperas com comorbidades, independentemente da idade; pessoas com comorbidades de 55 a 59 anos e pessoas com deficiência permanente cadastradas no Programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC) de 55 a 59 anos.

A fase 2 vai levar em consideração a faixa etária dos mais velhos para os mais novos (de 50 a 54 anos, 45 a 49 anos, 40 a 44 anos, 30 a 39 anos e 18 a 29 anos).

Pessoas com doenças raras e que possuem mais risco para coronavírus estão incluídas no grupo das comorbidades e deficiências permanentes. Entre as doenças, estão as que causam imunossupressão, como Síndrome de Cushing, lúpus eritematoso sistêmico, imunodeficiência primária com predominância de defeitos de anticorpos, doenças que causam comprometimento pulmonar crônico, como a fibrose cística, anemia falciforme, talassemia maior e síndromes que causam deficiência intelectual, como Cornélia de Lange.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here