São Marcos é notificada com casos de febre amarela em bugios

0
782
1º animal morto foi encontrado em 2 de abril em São Roque

12 animais foram encontrados mortos na cidade somente em abril. De 6 amostras coletadas, 4 deram positivo para a doença e duas estão em análise. Vigilância alerta para importância da vacina, disponível nos postos de saúde

A Febre Amarela é uma doença viral transmitida apenas por mosquitos que habitam áreas silvestres e afeta seres humanos e macacos. É uma doença com alta letalidade e prevenível através de vacina.

No Rio Grande do Sul, os bugios são os mais impactados pela doença e sua morte sinaliza a circulação do vírus nas matas, motivo pelo qual esses animais são considerados
sentinelas da doença. As pessoas não vacinadas que habitam regiões rurais ou silvestres, ou que se deslocam para essas áreas, estão sob risco.

O Estado não registrava a presença do vírus desde 2009. Em virtude da vigilância ambiental que monitora continuamente a situação. Em janeiro de 2021, o Rio Grande do Sul obteve a confirmação de uma morte de bugio no município de Pinhal da Serra, próximo à divisa com o estado de Santa Catarina.

A partir daquele momento, e até a data de 20 de abril, houve confirmação laboratorial
da circulação do vírus em 20 municípios, incluindo São Marcos e Campestre da Serra.

Em São Marcos, desde o dia 2 de abril quando o primeiro macaco foi achado, 12 bugios foram encontrados mortos, dos quais, 6 amostras foram enviadas para análise em laboratório, sendo 4 confirmadas positivas para a doença na última semana, e duas esperam resultados.

O 11º e 12º casos de mortes foram notificados nesta sexta (23), conforme Daiane Alves, da vigilância no município. Ela destaca a atuação da comunidade em avisar as autoridades quando encontram os animais. Daiane explica que a coleta de amostra é feita nas vísceras dos animais, no entanto em alguns casos, dependendo do estado de decomposição não é possível coletar.

As áreas onde as amostras positivas foram encontradas chama atenção pela proximidade com a área urbana. Animais foram encontrados na Linha São Roque, Linha Humaitá, em área verde no bairro Polo e nas proximidades da BR-116, no distrito de Pedras Brancas.

A vacina contra a Febre Amarela está disponível em toda rede pública e basta acionar seu posto de referência para agendamento da aplicação.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here