Ação de vacinação que aconteceria neste sábado está cancelada

0
174
Vacinação contra a Covid-19, em Brasilia. Sérgio Lima/Poder360 25.01.2021

Aplicação da 2ª dose nos idosos de 68 anos ou mais foi suspenso temporariamente devido ao baixo quantitativo de doses disponíveis

A secretaria de saúde de São Marcos informou no fim da manhã desta sexta-feira que devido ao quantitativo insuficiente de doses da vacina Coronavac que deve ser encaminhado pelo Ministério da Saúde, está temporariamente CANCELADA a ação para aplicação da 2ª dose nos idosos com 68 anos ou mais, que receberam a 1ª dose em 27 de março.

A ação já estava marcada para ocorrer neste sábado (24), desde o dia da 1ª aplicação. Entretanto, conforme explicou a enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Bruna Gonçalves, as doses da Coronavac determinadas para a 2ª aplicação não serão suficientes para atender as cerca de 290 pessoas agendadas para receber a vacina no Centro Alexandre Zaniol. “Nossa equipe vai retirar a 14ª remessa neste sábado pela manhã, mas infelizmente as doses enviadas pelo Ministério da Saúde não atendem à demanda dos idosos que já se vacinaram em 27/03. Assim teremos que aguardar nova remessa para remarcar a ação”, enfatiza Bruna, reforçando que o cancelamento se deve somente ao número insuficiente de doses que o município irá receber do governo federal.

Das 450 doses de vacina que devem chegar a São Marcos no fim de semana, apenas 20% são da Coronavac para aplicar a 2ª dose nos idosos de 68 anos ou mais. A maioria corresponde a doses da Astrazeneca (D1 e D2). O quantitativo de Coronavac será direcionado aos postos de saúde, para aplicação da dose 2 em idosos e acamados que aplicaram a 1ª dose nesses locais.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here