Comércio poderá abrir nesta quarta, feriado de Tiradentes

0
186

O Sindilojas Caxias orienta o comércio a manter o cumprimento dos protocolos de saúde

O feriado de Tiradentes poderá ter comércio aberto, a permissão se dá através de Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) 2020-2021 e permite a atuação dos funcionários nas cidades de Caxias do Sul, Flores da Cunha e São Marcos, nesta quarta (21).

O atendimento está autorizado todos os dias da semana, inclusive feriados, no horário das 5h às 20h, permitindo a presença de, no máximo, uma pessoa para cada 8m² de área, com cartaz informativo estabelecendo o número de pessoas permitido e horário preferencial para grupos de risco, de acordo com o modelo de Distanciamento Controlado.

A presidente do Sindilojas Caxias, Idalice Manchini, alerta os comerciantes de que, para funcionar regularmente, o comércio varejista não essencial deve solicitar Certificado de Autorização para a atuação de funcionários à entidade: “Compreendendo a situação atual que estamos todos enfrentando e por isso a autorização, que é gratuita para associados, terá o benefício estendido para todos os comerciantes da base territorial do Sindilojas”, explica.

De acordo com a CCT, os funcionários podem cumprir jornada de trabalho de, no máximo, de 6 (seis) horas seguidas. Os funcionários contribuintes do sindicato laboral têm garantido o bônus de R$138,00 pelo trabalho em feriados sem direito à folga compensatória, enquanto os “não contribuintes” terão apenas direito a folga para compensar o dia trabalhado.

O Sindilojas Caxias orienta o comércio a manter o cumprimento dos protocolos de saúde estabelecidos pela OMS para a COVID-19 com o uso obrigatório de máscara nos estabelecimentos, utilização de álcool gel e obedecendo as regras para a prova de roupas.

 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here