Moradores de São Roque encontraram bugio morto

0
758

Vigilância ambiental coletou material para investigar febre amarela

Na última sexta-feira, 2 de abril, moradores de São Roque comunicaram a vigilância ambiental do município sobre terem encontrado um bugio morto nas proximidades do salão da comunidade

Uma equipe da vigilância esteve no local para realizar a coleta de material do animal para análise de febre amarela. O resultado foi encaminhado ontem ao Lacen e o resultado deverá retornar em 30 dias.

Daiane Alves, coordenadora do setor de vigilância, explica que os macacos não são transmissores da Febre Amarela, entretanto, servem como indicador da presença do vírus em determinada região. “Sempre que encontrado um bugio morto, o procedimento padrão é, além de não encostar, comunicar a vigilância para que seja feita a devida investigação do caso”, enfatiza

No mês de março haviam sido registradas 29 amostras positivas de bugios que morreram em decorrência da Febre Amarela na região. Os registros foram em Antônio Prado (01), Campestre da Serra (01), Esmeralda (04), Ipê (01), Monte Alegre dos Campos (03), Muitos Capões (01), Pinhal da Serra (11) e Vacaria (07).

A vigilância em saúde reforça sobre a importância da vacinação contra a febre amarela. A vacina é indicada para todas as pessoas de 9 meses a 59 anos 11 meses e 29 dias. As contraindicações são para pessoas alérgicas a ovo; mulheres em qualquer fase da gestação ou que estejam amamentando bebês com idade abaixo de 9 meses; pacientes em tratamento com radioterapia/quimioterapia ou ainda portadores de doenças autoimunes, hepáticas, renais, hematológicas, neoplásicas.

Embora a vacina esteja disponível em todos os postos e também, em 2019, tenha sido realizado um censo de vacinação no interior, ainda há pessoas que não têm a vacina contra a Febre Amarela e, consequentemente, não estão protegidas contra a doença.

Para verificar se a pessoa está ou não vacinada contra a Febre Amarela é necessário consultar o Cartão Vacinal e, se mesmo assim surgirem dúvidas, recomenda-se que envie uma foto do cartão para o e-mail vigilancia.saomarcos@yahoo.com.br. A equipe entrará em contato caso a pessoa precise realizar a vacina.

Todas as unidades de saúde aplicam a vacina gratuitamente e em dias específicos.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here