Rotaract São Marcos idealiza projeto educacional “ImaginAção” para Escola da Mulada

0
408
Fotos: Bárbara Bassanesi

Ação ocorreu em parceria com empresas e profissionais de São Marcos

No início deste ano, os jovens membros do Club Rotaract São Marcos, realizaram a entrega da nova brinquedoteca a Escola Estadual Irmão Pedro, localizada em São Jorge da Mulada, interior do distrito de Criúva (Caxias do Sul). O projeto visa o desenvolvimento educacional, corporal e comportamental das crianças, fazendo com que estas desenvolvam seu lado criativo, além do relacionamento interpessoal.

A Escola conta hoje com aproximadamente 25 crianças, entre as idades de 6 a 12 anos, além de uma funcionária e duas professoras. “A idealização da brinquedoteca surgiu por intermédio da integrante do clube, Tatiane Giacomelli, que se inspirou no projeto “MAS – Mutirão de Arquitetura Social”, que visa a revitalização de escolas, o qual ocorre anualmente no município de Caxias do Sul, sendo realizado por jovens estudantes de arquitetura, em parceria com a empresa Marcopolo”, explica a atual presidente do clube Bárbara Bassanesi.

O projeto, que teve seu início ainda na gestão de 2019/2020, ao comando da integrante Francine Rizzon, que em razão da pandemia do Covid-19 não pode ser concluído no referido período, foi a primeira proposta nesse segmento realizado pelo clube. “A escolha pela Escola a ser beneficiada não foi tarefa fácil, contudo, optamos por beneficiar a Escola Estadual Irmão Pedro, por ser uma instituição de ensino mais retirado, e por tal razão, muitas vezes passa despercebida perante a sociedade. Assim, com a idealização do projeto da brinquedoteca, o grupo todo se mobilizou para que o projeto saísse do papel e alcance o sucesso esperado”, conta Francine, antiga presidente do clube.

O projeto denominado “ImaginAção” foi aplicado em uma primeira edição na elaboração da brinquedoteca. Esse espaço foi desenvolvido especialmente para os alunos, sendo todo o projeto arquitetônico idealizado pelo arquiteto e urbanista Everton Rizzon. “Para a criação do espaço, foi desocupado uma sala utilizada como depósito e realizado todo um processo de estudo e análise para atender todas as necessidades da escola e principalmente dos alunos, sendo que todos os itens desenvolvidos visam a evolução mental, psicológica, social e física das crianças, fazendo com que elas aprendam de forma lúdica e didática”, explica Everton. Além disso, destaca que “o projeto da brinquedoteca foi desenvolvido em um momento muito importante, pois irá trazer um ambiente de descontração e alegrias as crianças que estão vivendo um momento de aflição, em razão da impossibilidade de retorno a escola.”

O projeto conta com palco para apresentações e teatro de fantoches, mesas e tapetes de jogos interativos para desenvolvimento e socialização dos alunos, além de itens para aprendizagem e conhecimento em geral, sendo todo o espaço bem colorido e animado para estimulação da criatividade dos jovens. Para que a brinquedoteca saísse efetivamente do papel, foi necessário a ajuda de diversas empresas e parceiros

do Rotaract, além do espírito voluntário e vontade dos membros do clube. “A realização e construção da sala foi um desafio para todos nós, pois dependíamos de muitos fatores externos e ajuda da comunidade”, pontua Bárbara Bassanesi.

Nesse sentido, Bárbara e Francine, destacaram a ajuda das empresas Tedesco Móveis, Brasil Smart House, Visual Móveis, BR Laser, Babi Bassanesi Fotografia, Top Line, Bontempo Móveis, Saint Clair Confecções, Balmas Presentes, Marco Center Supermercado, Adrilu Comércio de Tintas e La Bella Fruta, que auxiliaram com todos os materiais necessários para criação da brinquedoteca.

Bárbara conta que umas das primeiras etapas do projeto, foi a busca por parceiros que iriam ajudar a compor a brinquedoteca, a divisão das tarefas e, em seguida, iniciou-se a parte criativa do processo. “Definimos juntamente com o Everton e a diretora Adriana Fantin os detalhes que iram compor a sala escolhida, sendo realizado diversas reuniões até chegar no resultado esperado. Todo o processo de criação da brinquedoteca, trouxe ânimo e alegria ao clube, pois sabemos que o novo espaço irá trazer muitos momentos bons, educativos e animados aos alunos”, comenta a presidente do clube.

O Rotaract Club de São Marcos, conhecido pelo famoso Jantar Bingante, que beneficia as escolas estaduais da região, o qual encontra-se atualmente em sua 7º edição, atua fortemente em diversas atividades e campanhas beneficentes junto à comunidade de São Marcos. Inúmeros projetos já foram realizados, sendo entre eles o Curso de Educação Financeira e Gestão de Carreira para Jovens e Adultos, a campanha ao Combate a Pólio em dia de vacinação, arrecadação de alimentos e demais artigos para entidades do município, entre outros tantos. “Realizamos em média de 8 a 10 projetos por ano, visando principalmente a educação. No ano passado, em razão da pandemia, nossa ação junto a sociedade foi mais restrita, pois nosso trabalho é mais manual e tivemos que nos adaptar as campanhas e eventos digitais. Já esse ano, estamos bem felizes que conseguimos iniciar nossas atividades entregando esse projeto a Escoa Estadual Irmão Pedro, que foi idealizado e desenvolvido com muito carinho e dedicação”, esclarece Bárbara.

“ImaginAção” é o primeiro projeto do Rotaract Club em parceria com o arquiteto Everton Rizzon e Bárbara já adianta que a união entre os dois deve permanecer. “A experiência vivenciada no transcorrer desse projeto foi incrível e, assim que tudo voltar, poder ver o rostinho de alegria e entusiasmo de cada criança não terá preço. Acredito que a educação, sendo trabalhada de forma leve e prazerosa, fará com que a criança e jovens tomem mais gosto pelos estudos, tendo a possibilidade de ter um futuro mais promissor”, ressalta a presidente.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here