Governo vai permitir retomada de serviços não essenciais na próxima segunda

0
1014
Foto: São Marcos Online

A reabertura do comércio não essencial, a partir da próxima semana, poderá ocorrer de 2ª a 6ª feira, até às 20h (entrada até às 19h). Aulas seguem suspensas

A partir da próxima segunda-feira, o Rio Grande do Sul retomará o modelo de cogestão no Distanciamento Controlado – em que os prefeitos podem adotar medidas menos restritivas que as estaduais – e permitirá que os serviços não essenciais voltem a funcionar.

Restaurantes, bares e lanchonetes poderão atuar sem restrição de dias, até às 17h (entrada até 16h) e hotéis e alojamentos com lotação máxima de 50% (com Selo Turismo Responsável) e 30% (sem Selo Turismo Responsável). O governador também anunciou novas medidas econômicas, com linhas de crédito nos bancos BRDE, Badesul e Banrisul. A restrição de atividades todos os dias entre 20h e 5h está mantida até 30 de março.

“São boas notícias para os empresários e trabalhadores. Paralelamente, estamos atuando de forma intensa pela aquisição da vacina. Já colocamos a ALRS à disposição do Governo do Estado para participar financeiramente da compra. A imunização em massa é nossa solução definitiva”, declarou Gabriel Souza, presidente da Assembleia Legislativa.

A tendência é de que a bandeira vermelha seja mais restritiva, de maneira a brecar flexibilizações exageradas.

Atenção para protocolos básicos para todas as atividades:

– Uso obrigatório e correto de máscara, cobrindo boca e nariz sempre;
– Distanciamento interpessoal;
– Higienização das mãos e das superfícies de toque com álcool 70 ou similar;
– Ventilação cruzada (janelas e portas abertas) e/ou sistema de renovação de ar.

No setor da educação, a cogestão não será válida, o que significa que as aulas seguem suspensas, sem data prevista para retorno presencial.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here