Prefeitura emite nota com esclarecimentos sobre mortes por Covid

0
1276

Confira o texto na íntegra

A Secretaria Municipal de Saúde e O Centro de Operações de Emergência (COE) vêm a público esclarecer questionamentos ocorridos ao longo dessa semana acerca da contabilização de óbitos em decorrência da Covid-19 em São Marcos.

Esclarece-se que, os registros de óbito ocorrem perante as informações apresentadas pela equipe médica que atende ao paciente, que, por sua vez, atua com base em critérios técnicos.

Informa-se também que ao registrar um óbito por Covid-19, o COE atende às determinações da Secretaria Estadual de Saúde e Ministério da Saúde. Ainda, em casos específicos, o COE entra em contato com os órgãos para consultar protocolos e solicitar orientação (um dos motivos pelo qual os óbitos ficam em situação de análise antes da confirmação).

Ademais, explica-se que, o fato de haver um teste negativo para Covid-19 de um paciente que veio a óbito, isoladamente, não significa que a morte não foi devido a consequências da Covid-19. É avaliado também a Declaração de Óbito e os motivos pelos quais o paciente estava hospitalizado.

Enfatiza-se ainda que, a indicação de coleta do exame PCR é entre o 3 e 8 dia a contar do início dos sintomas, ou seja, quando o exame é coletado após esse período há chances desse teste ter resultado negativo. Entretanto, esse fato isolado não é sinônimo de recuperação para o paciente, significa apenas que ele não está mais transmitindo o vírus.

O poder público também esclarece novamente, perante falsas alegações, que nem o município, nem o hospital recebem qualquer valor em recursos financeiros em razão de óbitos confirmados em decorrência da doença.

Para mais informações sobre o fluxo de atendimento e notas técnicas, consultar a NT nº30 COE/SES-RS de 18 de fevereiro de 2021.O

OOE segue à disposição para qualquer esclarecimento de dúvidas ou informações a respeito da pandemia e dos protocolos de saúde através do contato 3291-6428.

A Ouvidoria Municipal também está a disposição da população no site www.saomarcos.rs.gov.br.

Reforçamos a importância da transparência e compromisso de toda a população com fatos e informações verídicas, de forma ainda mais urgente, durante esta pandemia que estamos vivendo.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here