Vereadora Maria Ivana Miotto Polo assume cadeira e Câmara tem pela primeira vez maioria mulheres

0
658

Ivana foi vereadora entre o período de 2017 -2020 e retorna ao Legislativo como suplente nesta Legislatura

Na Sessão Ordinária desta segunda-feira, dia 11 de janeiro, a vereadora Maria Ivana Miotto Polo (MDB) tomou posse e assumiu a cadeira do vereador Andrigo Biasotto (MDB), que solicitou, através de requerimento, licença do Legislativo para assumir a Secretaria de Obras da administração do prefeito Evandro Kuwer.

Ivana foi vereadora entre o período de 2017 -2020 e retorna ao Legislativo como suplente nesta Legislatura.

Com a posse da vereadora Ivana, o Poder Legislativo são-marquense tem, pela primeira vez, a maioria de vereadoras mulheres, sendo cinco contra quatro homens.

Instituída em 2009, a cota de gênero determina que cada partido deve, individualmente, indicar o mínimo de 30% de mulheres filiadas para concorrer no pleito. No município de São Marcos foram 24 candidatas concorrendo as eleições de 2020, a representação ainda é tímida assim como em todos os parlamentos do mundo.

No Brasil as mulheres representam a maioria feminina tanto em termos populacionais quanto eleitorais, e apenas 15% de participação política na Câmara dos Deputados e no Senado Federal, abaixo da média global. Além disso, das 27 unidades da Federação, 14 não têm representação política feminina no Poder Legislativo federal, e cerca de 1,2 mil câmaras municipais não têm vereadoras.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here